Três meios aéreos e cerca de 120 bombeiros estão a combater os fogos florestais que esta sexta-feira de manhã queimam mato e floresta no distrito de Braga.
Um dos meios aéreos está empenhado no combate às chamas em Fonte Arcada, Póvoa de Lanhoso. No local estão ainda 14 operacionais, apoiados por três viaturas.
Outros dois meios aéreos auxiliam cerca de 40 bombeiros no fogo de Rio Douro, em Cabeceiras de Basto.
No distrito de Braga, a Protecção Civil (PC) regista 6 incêndios florestais, que mobilizam 120 operacionais, apoiados por 38 meios terrestres e pelos meios aéreos já referido.
Vila Verde
Estão já em fase de conclusão os incêndios que deflagraram em Duas Igrejas e no lugar de Ameixoeira, em Aboim da Nóbrega, que continuam a mobilizar mais de duas dezenas de operacionais: 18 em Duas Igrejas (com oito viaturas) e seis em Aboim (com quatro veículos).
O fogo de Duas Igrejas, activo desde quarta-feira, chegou a ter uma frente activa de cerca de dois quilómetros e aproximou-se de habitações. No combate esteve mais de uma centena de bombeiros.
De acordo com a mais recente actualização da PC, estão em curso, em todo o território nacional, 18 fogos, que mobilizam quase quatro centenas de operacionais, uma centena de meios terrestres e 8 meios aéreos.