O Pew Research Center regista quedas abruptas na popularidade do presidente americano e no papel do país. Trump é mais impopular que Putin ou Xi Jinping.
A reputação global dos Estados Unidos e a confiança que o mundo tem no seu presidente sofreram quedas abruptas com chegada de Donald Trump à Casa Branca. O Pew Research Center regista quedas abruptas na popularidade do presidente americano e no papel do país. Trump é mais impopular que Putin ou Xi Jinping.
De acordo com um estudo publicado esta terça-feira pelo Pew Research Center – um dos institutos de estatística mais reputados no mundo, que faz periodicamente a consulta –, somente 49% dos inquiridos em 37 países tem uma opinião favorável dos Estados Unidos.
O valor representa uma grande queda desde o fim da presidência de Barack Obama, altura em que o mesmo Pew calculou que 64% tivessem uma opinião positiva dos EUA.
O estudo mostra também que 75% dos inquiridos pensam que Trump é “arrogante”, 65% que é “intolerante” e 62% classificam-no como “perigoso”. Mas a maioria, 55%, acredita que é um líder “forte”.
O afundar da reputação americana vai em linha com a queda da opinião do seu líder. Se Obama era avaliado positivamente por 64% dos inquiridos no final da sua presidência, hoje em dia só 22% das dezenas de milhares de pessoas contactadas pelo Pew têm a mesma perspectiva favorável de Donald Trump, que tem uma taxa de não-confiança de 74% – Obama recebia 23%.
MENOS POPULAR QUE PUTIN
O estudo foi realizado entre Fevereiro e Maio e contactou 40 mil e 447 pessoas. Praticamente todos os países baixaram as suas perspectivas sobre o papel dos EUA e do seu presidente no mundo, com a excepção da Rússia e Israel – onde as alterações foram substanciais e na ordem de dezenas de pontos percentuais.
As quedas mais agudas foram registadas nos países vizinhos dos norte-americanos e nos velhos aliados europeus. O México, por exemplo, passou de ter uma visão favorável de 66% dos EUA para uma perspectiva negativa de 30% – em relação ao presidente, passou dos 49% com Obama para os 5% de confiança em Trump.
A Espanha, que tinha uma opinião positiva de 75% para Obama, caiu para os 7% com o novo líder – na Alemanha, a opinião foi dos 86% para os 11%.
Em termos de reputação pessoal, aliás, Trump está no fim da tabela, atrás mesmo do líder russo Vladimir Putin (27% de confiança) e do presidente chinês Xi Jinling (28%). A chanceler alemã Angela Merkel é a mais popular, com 42%.
FG (CP 1200) com SOL