O filósofo José Gil afirmou esta quinta-feira em Braga que “o populismo é um chico-espertismo e Trump é um chico esperto”, falando perante uma plateia interessada sobre o tema do populismo.
José Gil falava sobre o populismo nos dias de hoje, durante a iniciativa intitulada ‘Inspiring Sessions’, que decorreu sempre com o auditório cheio, na empresa tecnológica Primavera – Business Software Solutions, em Lamaçães, Braga.
“A sociedade respira por uma atmosfera populista, foi o que compreendeu bem Trump, depois de Berlusconi, aliás, a sociedade tornou-se ela própria populista, através da sedução mediática e da publicidade, porque promete sempre o melhor para além do razoável”, como acrescentou o professor José Gil, considerado pelo jornal francês Le Nouvel Observateur um dos 25 grandes pensadores do mundo.
José Gil afirmou “não haver populismos de direita e esquerda, mas sim populismo”, citando a propósito os populismos de Hitler e de Mussolini, mas também de Estaline e de Mao, salientando que “enquanto Varoufakis afirmava que dizia ser necessário refazer a Europa, Le Pen fala em pura e simplesmente destruir a Europa”.
Nascido em Muecate, Moçambique, José Gil estudou Matemática na Faculdade de Ciência da Universidade de Lisboa, antes de partir para França. Licenciou-se em Filosofia pela Universidade de Paris, em 1968. Um ano depois obteve o grau de mestre com uma tese sobre a moral de Immanuel Jant.
JG (CP 2015)