Injectar desinfectante no organismo ou expor o corpo dos doentes a luz ultravioleta – ambos perigosos para a saúde – são sugestões de tratamento para a covid-19 que o presidente dos EUA gostaria de ver os cientistas explorar. “Não ouçam os conselhos médicos de Trump”, pediu um pneumologista de São Francisco, alertando que até a inalação de lixívia pode causar problemas de saúde graves.
Segundo a BBC, Trump sugeriu os tratamentos depois de um funcionário do governo apresentar os resultados de investigações que indicam que o novo coronavírus parece enfraquecer quando exposto à luz solar e ao calor.
O estudo também mostrou que o cloro pode matar o vírus presente na saliva e em gotículas respiratórias em cinco minutos e que o álcool isopropílico (usado na indústria gráfica e na indústria electrónica, na limpeza de
componentes) pode matá-lo ainda mais rapidamente.
William Bryan, chefe interino da Direcção de Ciência e Tecnologia do Departamento de Segurança Interna dos EUA, descreveu os resultados durante a conferência de imprensa de quinta-feira na Casa Branca. Logo a seguir, Donald Trump disse que era necessário investigar o assunto.
“Vamos supor que consegue trazer a luz para dentro do corpo, através da pele ou de alguma outra forma. E julgo ter ouvido que iria testar isto também. Parece interessante”, afirmou o presidente dos EUA, dirigindo-se à coordenadora da resposta ao coronavírus da Casa Branca, Deborah Birx.
“E vejo que o desinfectante pode acabar com o vírus num minuto. Um minuto. Haverá alguma forma de o conseguirmos injectar quase como que uma limpeza?”, questionou Trump.
Depois, dirigindo-se novamente à coordenadora, perguntou se esta já teria ouvido falar sobre tratar a doença usando “calor ou luz”.
Trump, que sublinhou não ser médico, disse que seria bom investigar essa possibilidade.
SUGESTÕES “IRRESPONSÁVEIS E PERIGOSAS”
A reacção da comunidade médica às declarações de Trump foram arrasadoras. Os médicos alertaram que a ideia do presidente poderia ter resultados fatais.
O pneumologista Vin Gupta disse à NBC News: “Essa noção de injectar ou ingerir qualquer tipo de produto de limpeza no corpo é irresponsável e perigosa”, afirmou.
“É um método que as pessoas usam quando querem cometer suicídio”, disse Kashif Mahmood, médico em Charleston, na Virgínia Ocidental, através de um tweet.
“Como médico, não posso recomendar injectar desinfectante nos pulmões ou usar radiação UV dentro do corpo para tratar a covid-19”, acrescentou.
“Não ouçam os conselhos médicos de Trump”, pediu John Balmes, pneumologista do Hospital Geral Zuckerberg de São Francisco, alertando que até a inalação de lixívia pode causar problemas de saúde graves.
“A inalação de cloro seria a pior coisa para os pulmões. As vias aéreas e os pulmões não são expostos nem mesmo a um aerossol de desinfectante. Nem mesmo uma baixa diluição de água sanitária ou álcool isopropílico é segura. É um conceito totalmente ridículo”, explicou.
Redacção com DN