Os arguidos do chamado caso das ‘luvas’ nos Transportes Urbanos de Braga ainda não receberam a acusação proferida contra eles pelo Ministério Público junto do Tribunal de Braga. Permanece, assim, uma dúvida que se pode revelar fundamental no eventual julgamento: a de se saber se, Abílio Meneses da Costa, o antigo dono da Oficina Senhor dos Aflitos – que vendia autocarros MAN em Braga – está acusado no processo ou se passou a ser apenas testemunha.
Fonte ligada ao processo disse ao PressMinho/Vilaverdense que se Abílio Costa for testemunha, o seu depoimento pode vir a contribuir para uma eventual condenação dos dois ex-administradores dos TUB-Transportes Urbanos de Braga, Vítor Sousa e Cândida Serapicos, acusado da prática dos crimes de corrupção passiva para ato ilícito e gestão danosa.
Se o gestor – que é defendido pelo advogado Luís Catalão – for arguido, e prestar declarações incriminatórias dos restantes em audiência, tal pode não ser suficiente, isto em caso de os outros arguidos decidirem manter-se calados em julgamento.
Conforme o PressMinho/Vilaverdense noticiou, a acusação, que tem 220 páginas e foi deduzida a 30 de janeiro, envolve, ainda, Luís Vale, antigo diretor dos TUB (pelos mesmos crimes), dois ex-administradores da MAN Portugal – um deles Patrick Gotze, cidadão alemão e o outro, o português Luis Paradinha.
Patrick Gotze, foi detido quinta-feira no aeroporto de Lisboa, quando vinha de Madrid. Os três primeiros arguidos são suspeitos de terem recebido 220 mil euros como “contrapartidas” por alegadamente beneficiarem a MAN na aquisição de autocarros.
Terão viciado, durante seis anos, os procedimentos concursais para aquisição de viaturas pesadas de transporte de passageiros”.
Os cinco arguidos foram detidos em fevereiro de 2016 pela PJ/Braga, e ouvidos no Ministério Público e no Tribunal de Instrução. Os três ex-gestores dos TUB ficaram em liberdade com cauções de, respetivamente, 100 mil, 27 mil e 23 mil euros.
Todos eles, com exceção de Abílio Costa que contou o ‘esquema’ à PJ, negam o recebimento de luvas.
Luís Moreira (CP 8078)