Mostrar as oportunidades de investimento que as empresas portuguesas dispõem no actual momento económico da Tunísia, foi o principal objectivo do Fórum Económico Tunísia-Portugal que se realizou esta terça-feira em Braga, com o propósito de aprofundar as relações bilaterais entre os dois países.
O encontro, que teve lugar no edifício gnration, juntou empresas que já operam no mercado tunisino e potenciais investidores interessados em explorar as oportunidades de negócio.
Na sessão, que com a presença da embaixadora da Tunísia em Portugal, Saloua Bahri, o presidente da Câmara Municipal, realçou o bom momento económico da Tunísia e falou do interesse das empresas bracarenses naquele país.
“Tivemos aqui um conjunto forte de empresas da região e da cidade de Braga que já têm uma considerável presença no mercado tunisino e que aproveitaram este momento para darem o seu testemunho, mostrando até que estão a olhar para novas oportunidades de negócio. O objectivo é aprofundar ainda mais esta relação e tirar partido das oportunidades que hoje a Tunísia oferece neste novo quadro económico, social e político”, referiu Ricardo Rio.
“Este tipo de iniciativas são extremamente importantes para Braga e vêm no seguimento das acções diplomáticas implementadas ao longo dos últimos anos.”, afirmou o autarca,vincando que “temos vindo a promover a cidade a outros contextos geográficos e, sobretudo, a estimular o aprofundamento da relação dos nossos agentes da sociedade civil com os nossos interlocutores estrangeiros, para que possam explorar novas parcerias e novas oportunidades para o futuro”.
Para o futuro, ficaram abertas muitas oportunidades de ligação em vários contextos, até porque, “existe uma forte ligação entre a juventude dos dois países através do empreendedorismo ou até da componente desportiva”.
O clima mais favorável para investir naquele país do Norte de África, foi um dos factores evidenciados por Ricardo Rio, lembrando que “actualmente os países do mediterrâneo vivem um momento de estabilidade política que abre melhores perspectivas do ponto de vista económico”.
Segundo Rio, esse factor “tem vindo a potenciar a atractividade de mais investimento estrangeiro, com muitas multinacionais a actuarem a partir da Tunísia, o que acaba por estimular também as empresas bracarenses a tirarem partido desse novo contexto, nomeadamente em questões de infra-estruturas que poderá beneficiar sectores como a construção civil, a electrónica, energias renováveis ou telecomunicações”, concluiu.
Durante este Fórum, a FIPA – Agência de Promoção de Investimento Externo da Tunísia apresentou as potencialidades do país, que vão muito além da componente turística. A nova visão económica, as reformas estruturais e sociais, a nova lei de investimentos adequada à estratégia de desenvolvimento do país, foram temas abordados neste encontro, assim como os mecanismos de investimentos em áreas como a indústria farmacêutica, a agro-pecuária, entre outras.
Para além do presidente da Câmara e da embaixadora da Tunísia este Fórum contou com a presença do Cônsul Honorário da Tunísia no Porto, Madath A. Jamal, do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), Fernando Freire de Sousa, e do presidente da InvestBraga, Carlos Oliveira.