A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e o Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) assinaram esta sexta-feira um acordo para promover as Rotas do Norte, organizando em rede o património cultural regional.
De acordo com a apresentação feita esta sexta-feira na Quinta de São Gens, em Matosinhos, pelo vice-presidente da CCDR-N para a Cultura, Jorge Sobrado, as 15 novas Rotas do Norte “visam resolver um problema que se arrasta há décadas” e “aproveitar um potencial”.
“É verdade que foi sendo sempre feito investimento em património cultural, há muitos anos que se faz investimento – e bom – em património cultural da região. Mas a verdade é que depois, o passo seguinte do ponto de vista de organização desse património no sentido da sua apropriação comunitária, não apenas da dimensão turística […], esse passo não foi dado”, resumiu Jorge Sobrado.
Assim, sempre que na região se procuram rotas de “catedrais, castelos, património religioso”, isso “não está suficientemente organizado, nem disponibilizado, nem activado” no terreno.
“É isso que estas Rotas do Norte, a partir de agora, procurarão resolver”, visando “organizar informação” e “activação em rede”.
Para tal, as novas rotas a ser desenhadas contarão com o contributo do Turismo e Norte de Portugal, que juntamente com a CCDR-N criarão um selo Rotas do Norte.
ROTAS
Para já, a lista indicativa tem 10 rotas generalistas: Arte e Arquitectura Contemporânea a Norte, Arte Rupestre a Norte, Caminhos de Santiago a Norte, Castelos e Fortalezas a Norte, Castros a Norte, Românico a Norte, Escritores a Norte, Património Imaterial a Norte, Património Industrial a Norte e Romano a Norte.
Há ainda uma rede de património religioso com cinco rotas: Catedrais a Norte, Mosteiros e Conventos a Norte, Órgãos a Norte, Santuários a Norte e Talhas, Azulejos e Frescos a Norte.
O objectivo é “dentro de um ano ou dois anos, neste intervalo de 12 a 18 meses começar a disponibilizar rotas de património cultural com directórios e garantias de visitação”.
Também o processo de adesão às Rotas do Norte “poderá ser começado a ser solicitado hoje” numa plataforma lançada no ‘site’ da CCDR-Norte.