A Câmara de Viana do Castelo apontou, esta segunda-feira, “uma forte recuperação” do sector do turismo no concelho em 2022, que “superou os resultados antes da pandemia”, anunciou esta segunda-feira a autarquia.
“Depois de dois anos muito afectados pela pandemia, em 2022 o turismo na capital do Alto Minho conseguiu recuperar e superou os resultados da pré-pandemia, em 2019, que era considerado o melhor ano de sempre em termos turísticos”, refere o município em comunicado.
O município adiantou que, entre Janeiro e Setembro de 2022, “registou-se um aumento no número total de dormidas (+9%) e de hóspedes (+8%), em hotéis, turismo no espaço rural e alojamento local, com dez ou mais camas”.
“Verificaram-se mais dormidas de hóspedes estrangeiros do que de nacionais, mas ambos registaram aumentos significativos (nacionais +18% e estrangeiros + 2,5%), face ao período homólogo de 2019”, acrescenta a nota.
Segundo a autarquia, “os principais mercados foram Espanha, seguida de Alemanha, França, Reino Unido, Estados Unidos da América, Brasil, Países Baixos, destacando-se o crescimento de 43% no número de turistas oriundos dos Estados Unidos”.
Os proveitos totais, de Janeiro a Setembro do ano passado, “estão 15% acima dos níveis de 2019 e os proveitos por aposento registaram um aumento de 16%”.
Actualmente, Viana do Castelo é o “sétimo município da região Norte com maior procura turística” e conta com um total de 69 empresas da restauração, hotelaria, atividades turísticas, comércio e transportes distinguidos com o selo ‘Destino de Qualidade’.