Durante o primeiro semestre deste ano, a Região de Turismo do Porto e Norte de Portugal registou a presença de quase dois milhões de turistas, de acordo com os dados divulgados esta quinta-feira.
Esta subida representa um crescimento de nove por cento de visitantes em relação ao período homólogo em 2016.
A região recebeu, nos primeiros seis meses do ano, 967 mil turistas nacionais e 905 mil internacionais, que despenderam, no total, mais de 185 milhões de euros durante a estadia.
Relativamente ao RevPAR, ou seja, o rendimento por quarto disponível, uma medida de comparação de rentabilidade entre hotéis, o valor situa-se nos 37 euros, alcançando uma subida de quase 25 por cento em relação aos dados registados em 2016.
Pelo Aeroporto Francisco Sá Carneiro passaram quase 2,5 milhões de passageiros, mais 19 por cento do que no período homólogo em 2016. Já o fluxo nos portos marítimos situou-se nos 41 mil.
No que se refere à proveniência dos turistas que visitam o Porto e Norte, Reino Unido, Alemanha, Espanha, França, Holanda e Brasil surgem nos primeiros lugares.
Relativamente aos resultados nacionais, refira-se que, de Janeiro a Junho de 2017, Portugal recebeu mais de 9,3 milhões de turistas, um crescimento de 10 por cento relativamente aos primeiros seis meses de 2016.
No que se refere à receita proveniente da estadia, o valor supera os mil milhões de euros.
Pelos aeroportos e portos marítimos nacionais passaram aproximadamente 12 milhões e 558 mil turistas, respectivamente.
Reino Unido, Alemanha, Espanha, França, Holanda e Brasil são os países que mais visitam o país.
Redacção