A Ucrânia anunciou esta segunda-feira o início de uma contra-ofensiva com o objectivo de recuperar o território no sul conquistado pelas forças russas.
“Hoje [segunda-feira] começámos as acções ofensivas em várias direcções, inclusive na região de Kherson”, frisou a porta-voz do comando do Sul, Natalia Humeniuk, à emissora pública ucraniana ‘Suspilne’.
A Rússia capturou rapidamente partes do sul da Ucrânia perto da costa do Mar Negro, incluindo Kherson, na fase inicial da guerra, em forte contraste com a sua tentativa fracassada de capturar a capital Kiev.
A Ucrânia tem usado as armas fornecidas pelo Ocidente para atingir depósitos de munição russos e causar estragos nas linhas de abastecimento, resumiu Humeniuk, garantindo que a Ucrânia atingiu mais de 10 depósitos de munições na semana passada, acrescentando que “inquestionavelmente enfraqueceram o inimigo”.
“Qualquer operação militar precisa de silêncio”, disse, acrescentando que as forças da Rússia no Sul são “bastante poderosas”.
O governador da península da Crimeia, anexada à Rússia, na Ucrânia, Sergei Aksyonov, descartou o anúncio da contra-ofensivo como “outra farsa de propaganda ucraniana”.
com Multinews