O Departamento de História da Universidade do Minho (UMinho), no campus de Gualtar, em Braga, anunciou a ministra da Saúde este sábado à noite.
Entre os estabelecimentos de ensino encerrados, além do curso de História da UMinho, estão também o Instituto Abel Salazar, no Porto, a Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto e uma escola de Idães, em Felgueiras.
Marta Temido anunciou ainda que as visitas a visitas a hospitais, lares e estabelecimentos prisionais da região Norte foram “suspensas temporariamente”, como medida para evitar a propagação do coronavírus Covod-19.
Entre as medidas, anunciadas por Marta Temido e Graça Freitas, directora-geral da Saúde, está a instalação de um hospital de campanha “para responder em exclusividade ao Covid-19” por decisão do Hospital de São João, no Porto, uma vez que faz parte do plano de contingência da unidade hospitalar. Este hospital de recurso é montado ainda na durante a noite deste sábado.
O número de casos confirmados de coronavírus em Portugal subiu, este sábado, para 21, mais oito do que os contabilizados na sexta-feira, segundo o relatório com a situação epidemiológica da DGS. O número de casos suspeitos são 224.
Entre os 21 casos confirmados, três pacientes têm menos de 20 anos – dois rapazes e uma rapariga – e um quarto paciente tem menos de 30. Há também uma mulher e dois homens na faixa etária entre os 30 e os 39 anos, uma mulher entre os 30 e 39, um homem entre os 40 e 49 e uma outra paciente entre os 60 e 69 anos.
Fernando Gualtieri (CP 1200)