A fase de testes ao longos dos 48 quilómetros do troço da linha do Minho entre Viana do Castelo e Valença, está prestes a ser concluída, depois de terem terminado as obras de modernização e electrificação.
“Foi realizada a marcha de inspecção e ensaio à Catenária no troço Viana do Castelo-Valença (Fronteira), da Linha do Minho”, afirma esta quinta-feira a Infra-estruturas de Portugal (IP) em comunicado, adiantando que “decorre actualmente a fase de testes e de obtenção de certificação, tratando-se este um dos últimos ensaios”.
A intervenção na linha do Minho está inserida no Plano de Investimentos Ferrovia 2020 e “engloba a electrificação do troço, instalação de sinalização electrónica e telecomunicações, adequação de layouts, construção de novas estações técnicas para o cruzamento de comboios de mercadorias e intervenções em obras de arte e passagens de nível”.
Recorde-se que em Novembro passado, a CP – Comboios de Portugal concluiu a operação de remoção do amianto nas 36 carruagens compradas à espanhola Renfe para circular na linha do Minho.
Na altura, adiantou que estavam também a ser recuperadas sete locomotivas da série 2.600 “necessárias para a futura operação da linha do Minho”.