Barcelos é o palco para mais uma edição do ‘Um Dia Pela Vida’, 10 anos depois da primeira edição, no próximo dia 23, a partir das 09h30, no Jardim das Barrocas, junto à praceta Francisco Sá Carneiro.
Uma arruada, acompanhada pela Banda do Galo, pelos motards dos Moto Galos, vencedores, fanfarra e pela ‘Chama da Vida’, dá o mote para o arranque do evento.
A meio do percurso, há uma paragem em frente ao edifício da Câmara Municipal, onde o presidente Mário Constantino, e vereadores, aguardam, sendo convidados a seguir na arruada até ao seu final, junto ao Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz. Aí realiza-se uma cerimónia com os presidentes da Câmara e da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte, Vítor Veloso, e pela Comissão Regional.
Mas o dia e a noite estão repletos de eventos e actividades. Uma Praça da Alimentação aberta durante todo o tempo e dinamizada pelas equipas participantes, assim como eventos de animação infantil. Há actividades desportivas – destacando-se uma Maratona de Cycling juntando todos os ginásios do concelho de Barcelos –, concertos e actuações no palco principal, terminando com um rol de cerimónias de pendor mais sentimental.
O ‘Um Dia Pela Vida’ é um projecto organizado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro no âmbito de um programa internacional da American Cancer Society. No mundo, 30 nações já fazem parte deste projecto que, a nível internacional, é designado por Relay For Life.
Tem como objectivos: alertar para a prevenção; afastar os medos da doença; apelar aos rastreios; e angariar fundos para as atividades da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), nomeadamente, para os programas de prevenção, rastreio, apoio ao doente oncológico e à investigação