O São João já está a bater à porta de Braga que se prepara para celebrar aquela que é considerada a maior e mais antiga festa sanjoanina do país. Para que não restem dúvidas que o título é merecido, a associação de festas preparou um programa de duas semanas e mais de 240 horas de animação, que se inicia a 11 de Junho e só termina a 24 com o concerto de João Pedro Pais. É esperado um milhão de visitantes no ano em que capela dedicada ao santo popular completa 400 anos.
Novidade: no ano em que se comemora os 400 anos da fundação da capela de São João, a imagem de São João da Ponte sai pela primeira vez à rua integrada na procissão. O evento conta com a participação de vários grupos e artistas bracarenses, Outra novidade, esta“muito especial”: a recuperação da representação do Auto de São João, que se realiza no adro do Palácio do Raio, no dia 21 de Junho.
Noite de S. João com os ‘Expensive Soul’
O maior encontro de Joões, a Batalha das Flores e a Parada Folclórica também fazem parte deste programa e são momentos que prometem grande entusiasmo. Na noite de São João, um dos pontos altos é o concerto dos ‘Expensive Soul’, na avenida Central.
Desde as tradições seculares da Dança do Rei David e do Carro dos Pastores, passando pelo inédito festival de cavaquinhos ou a recuperação da representação do Auto de São João, tudo se perfila para que esta seja a edição mais participada de todas, ultrapassando a barreira de um milhão de visitantes.
“Trabalhamos no limite e com muito esforço para que o São João de Braga seja um sucesso”, diz Rui Ferreira, presidente da Associação de Festas São João, acrescentando que “o amor que liga Braga ao São João Baptista é eterno”, por isso, “os bracarenses continuam a zelar o legado dos seus antepassados”.
“O São João de Braga é um momento único na vida da cidade. Pela ligação à nossa história e tradição, pela capacidade de dinamismo demonstrada pelas associações que participam, este é um período de grande efervescência para Braga”, refere por sua vez Ricardo Rio, presidente da autarquia.
Ao todo estão envolvidas mais de dez mil pessoas num evento com 241 horas de programação, 129 iniciativas, 9 cortejos, 11 exposições e 21 espectáculos. Desde iniciativas desportivas aos eventos culturais e musicais, esta edição do São João de Braga apresenta-se revitalizada, com um programa muito preenchido, com a participação de 171 instituições e pretende atrair mais de um milhão de visitantes.
“Quando iniciamos funções tínhamos o objectivo de reconquistar os bracarenses para que eles sintam que o São João é deles e que podem participar activamente na sua organização”, afirma Ricardo Rio, agradecendo a “colaboração de todos os que contribuem para que esta seja a “mais antiga e importante festa sanjoanina do país”.
O programa completo das festas de São João de Braga está disponível no site do evento em www.saojoaobraga.pt
FG (CP1200)