Daniel Serrão, Fernando Rosas e José Tengarrinha estão entre os autores da edição especial da revista “FORUM”, que é lançada hoje, às 17h.30, pela Universidade do Minho, no salão nobre da Reitoria.
Fonte da Reitoria adiantou que a edição é simbólica por vários motivos. Chega em número duplo ao volume nº 50 e faz várias evocações, como os 40 anos da democracia e da UMinho, os 100 anos do nascimento do antigo reitor Lúcio Craveiro da Silva e o bimilenário da morte de Octávio César Augusto (fundador de Bracara Augusta, a antiga cidade romana). O papel dos arquivos no futuro, a Semana Santa e o Prémio Victor de Sá de História Contemporânea são outros temas profusamente ilustrados.
A obra vai ser apresentada por Laborinho Lúcio, presidente do Conselho Geral da UMinho, havendo ainda intervenções do reitor António M. Cunha, de Henrique Barreto Nunes, diretor da revista, e de Eduarda Keating, presidente do Conselho Cultural da UMinho, a entidade que organiza a iniciativa e que celebra 30 anos em Junho.
A edição é simbólica por vários motivos. Chega em número duplo ao volume nº 50 e faz várias evocações, como os 40 anos da democracia e da UMinho, os 100 anos do nascimento do antigo reitor Lúcio Craveiro da Silva e o bimilenário da morte de Octávio César Augusto (fundador de Bracara Augusta). O papel dos arquivos no futuro, a Semana Santa e o Prémio Victor de Sá de História Contemporânea são outros temas profusamente ilustrados.
Nas quase 300 páginas há também a habitual divulgação de investigações e projetos das unidades culturais da academia: Arquivo Distrital de Braga, Biblioteca Pública de Braga, Museu Nogueira da Silva, Casa Museu de Monção, Centro de Estudos Lusíadas e Unidade de Arqueologia. Na parte final, o reitor António M. Cunha diz ser tempo de refletir os contextos e desafios destas estruturas e considera haver condições para criar uma unidade cultural em Guimarães, como a Casa de Sarmento, numa parceria com o município e a Sociedade Martins Sarmento.