O Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (CEHUM) organiza esta quinta e sexta-feira o XVIII Colóquio de Outono, subordinado ao tema ‘Outros Lugares: Utopias, distopias, heterotopias’. O evento, que assinala os 500 anos da obra ‘Utopia’, de Thomas More, reúne 25 oradores do Brasil, EUA, Alemanha, Roménia, Espanha e Portugal. Tem lugar no auditório do Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH), no campus de Gualtar, em Braga.
A sessão de abertura é às 09 horas com o presidente do ILCH, João Cardoso Rosas, e o director do CEHUM, Orlando Grossegesse. Segue-se a conferência ‘O não-lugar da teoria literária’, a cargo de Eduardo Subirats, da Universidade de Nova Iorque, EUA.
O programa destaca as sessões ‘Why utopia is possible – and why not. Observations from cognitive culture studies’, por Peter Hanenberg, da Universidade Católica de Lisboa (dia 17, às 16h30), ‘A urgência da utopia e os seus perigos: das utopias exclusivistas às inclusivistas’, por José Eduardo Franco, da Universidade Aberta (dia 17, às 17h), ‘Utopian thinking in times of crisis: From the political to the philosophical utopia’, por Fátima Vieira, da Universidade do Porto (dia 18, às 9h00), ‘ Welfare State as reality and as utopia?’, por Ángel Rivero, da Universidade Autónoma de Madrid, Espanha (dia 18, às 9h40) e ‘Linguistic encoding of urban heteropias in Lisbon hip hop speech style’, por Christina Märzhäuser, da Universidade de Munique, Alemanha (dia 18, às 14h00).
Na quinta-feira, dia 17, às 14h00, decorre um debate sobre o Rendimento Básico Incondicional, um valor mensal que seria entregue a todos os cidadãos, ricos ou pobres, simplesmente por nascerem. Conta com as perspectivas de uma dezena de oradores, incluindo o deputado João Torres (PS) e o representante do PAN, Jorge Silva. Às 21h30 é exibido, na Casa do Professor, no centro de Braga, o documentário ‘Maputo – Cidade Dividida’, de João Graça e Fábio Ribeiro. O Colóquio de Outono termina no dia seguinte, às 18h30, com a presença do vice-reitor Rui Vieira de Castro, da presidente do Conselho Cultural da UMinho, Eduarda Keating, além de Orlando Grossegesse. O site oficial é http://cehum.ilch.uminho.pt/xviiico.
Sobre a ‘Utopia’
‘Utopia’, o célebre livro do pensador britânico Thomas More, celebra 500 anos. Promessa, simulação antecipadora, espelho de desejos e medos, a utopia tem um fundamento comum: a crítica lúcida da realidade social, política e cultural do presente. Contudo, a bela utopia e a terrível distopia coabitam paralelamente, tal como o sonho e o pesadelo. A literatura e a cinematografia forneceram as ideias e as imagens, antecipando muitas vezes novas realidades. No século XX, a razão manipulou a utopia, servindo de justificação para atrocidades, das quais as guerras modernas e o extermínio foram o exemplo extremo.