A reitoria da Universidade do Minho (UMinho) adiantou, esta segunda-feira, que está a trabalhar, em articulação com a Associação Académica, “com vista à identificação de soluções que assegurem o restabelecimento de um ambiente mais seguro e condizente com os valores da academia” no Bar Académico, depois dos confrontos que culminaram na morte de um jovem, no último sábado.
Num comunicado citado pela RUM – Rádio Universitária do Minho, a reitoria explica que está a “acompanhar de perto toda a situação e avaliará, com a devida responsabilidade, as medidas necessárias a tomar”, lembrando que o Bar Académico “é gerido pela Associação Académica da UMinho, ainda que funcione em regime de concessão a uma entidade externa”.
Por isso mesmo, a reitoria “está a trabalhar em estreita colaboração com a Associação Académica, com vista à identificação de soluções que assegurem o restabelecimento de um ambiente mais seguro e condizente com os valores da academia”.
“A segurança e o bem-estar da comunidade académica e da sociedade envolvente são prioridades inegociáveis para a Universidade do Minho”, assegura o comunicado.
No texto, a reitoria da UMinho “manifesta o seu profundo pesar pelos trágicos acontecimentos ocorridos nas imediações do Bar Académico, que culminaram na morte de um jovem no passado sábado”, endereçando “sinceras condolências à família da vítima”. A UMinho manifesta “total confiança no trabalho das autoridades policiais e judiciais, que prosseguem com a investigação dos factos”.