A Universidade do Minho celebra o seu 42.º aniversário na próxima quarta-feira, às 10 horas, com uma sessão solene no salão medieval do Largo do Paço, em Braga.
A reitoria adiantou que a cerimónia conta com as intervenções do reitor António Cunha, do presidente da Associação Académica, Bruno Alcaide, do presidente do Conselho Geral, Álvaro Laborinho Lúcio, e do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.
O evento inclui ainda o tradicional cortejo académico, a atribuição do doutoramento honoris causa a Gene Grossman, professor da Universidade de Princeton (EUA) e um dos mais prestigiados economistas mundiais, bem como a entrega do Prémio de Mérito Científico, da Medalha da Universidade aos funcionários mais antigos, dos Prémios Escolares e das Cartas Doutorais.
Os momentos musicais estão a cargo do Coro Académico da UMinho, acompanhado pelo Quinteto de Metais, formado por alunos do Departamento de Musica, sob a direcção do maestro Rui Paulo Teixeira.
A partir das 18h30, no mesmo local, decorre a II Conferência Alumni, com a presença do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e do professor Gene Grossman, que abordará o tema ‘The New Globalization: From Trading Goods to Trading Tasks’. Esta iniciativa inclui um recital de Sara Braga Simões (soprano) e Rui Martins (piano), um cocktail de boas-vindas e um jantar de convívio com cerca de 150 ex-estudantes com percursos de relevo.
Visita de Manuel Heitor
Está ainda agendada uma visita do ministro Manuel Heitor à UMinho nos dias 16 e 17 de Fevereiro. O governante vai reunir-se com a direcção da Universidade, os investigadores e os estudantes, visitar várias unidades de investigação e inovação, em Braga e Guimarães, além de inaugurar a exposição ‘Partículas – Do bosão de Higgs à matéria escura’, no âmbito dos 30 anos do LIP – Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas.
Concerto comemorativo em Braga e Guimarães
O programa de comemorações integra também um concerto especial com a obra ‘A Criação’, do compositor austríaco Joseph Haydn. Sobem ao palco a Orquestra da UMinho e o Coro de Alunos da Licenciatura em Música da UMinho, acompanhados pelos solistas Ana Maria Pinto (soprano), João Terleira (tenor) e Nuno Dias (baixo). A direção está a cargo do maestro Hans Casteleyn. Os espectáculos realizam-se esta segunda-feira, dia 15, às 21h30, no salão medieval da Reitoria, e no dia seguinte, às 22 horas, no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães.
LM (CP 8078)