As Escolas de Ciências e de Engenharia da Universidade do Minho, em Braga, acolhem de quarta a sexta-feira 800 alunos do pré-escolar, básico e secundário em três dezenas de atividades lúdico-pedagógicas, inseridas na 18.ª Semana da Ciência e da Tecnologia.
Os inscritos poderão trabalhar com investigadores conceituados e participar em experiências, demonstrações laboratoriais, workshops e visitas.
A Reitoria adiantou que o objetivo é o de “aproximar estudantes, professores e o público em geral da Ciência que se faz em Portugal, mostrando-lhes o quotidiano dos cientistas e despertando-lhes o interesse por estas áreas do conhecimento. A Semana da Ciência e da Tecnologia decorre em vários locais do país, sendo coordenada pela Agência Ciência Viva”.
Os laboratórios e departamentos da Escola de Ciências vão ser visitados por mais de 500 crianças e jovens que chegam de escolas da região. Há iniciativas para todos os gostos e idades.
Por exemplo, os mais pequenos podem desenvolver “lentes com gotas de água” que aumentam o tamanho das imagens, observar materiais biológicos com lupas estereoscópicas ou participar em experiências de Química que retratam fenómenos simples do dia-a-dia.
Os alunos do 2 e 3.º ciclos serão incentivados a converter açúcar em álcool através de processos de fermentação, produzir energia a partir do vento ou de materiais fotovoltaicos e construir um projetor multimédia com um telemóvel e uma lente compensadora.
A escassos metros está o Centro de Engenharia Biológica (CEB) da Escola de Engenharia, que prevê a participação de 300 estudantes. “O objetivo? Descobrir o mundo da biotecnologia nas suas mais diversas vertentes”.
Ao longo dos três dias vão conceber embalagens comestíveis com diferentes cores e sabores, observar bactérias que produzem eletricidade e vírus capazes de matar bactérias resistentes a antibióticos, montar uma célula de combustível microbiana e desenvolver nanopartículas usadas no tratamento de doenças graves.
O programa inclui ainda na quinta-feira, às 21h00, a palestra ‘CEB Talk – Entrepreneurship in Biotechnology @ Braga’, que reúne, no espaço GNRation, empresários e académicos, com a moderação do pró-reitor para a Valorização do Conhecimento da UMinho, Fernando Alexandre.
GUIMARÃES
Já no Centro Ciência Viva de Guimarães, localizado no campus de Couros da UMinho, o programa prolonga-se até domingo, dia 26. Há um workshop de produção de sabão artesanal, tertúlias sobre autismo e ciência florestal, uma mostra de robótica e um show de ciência, que decorre no Centro Juvenil de São José, dedicado ao acolhimento e à inserção social de crianças e jovens.
Luís Moreira (CP 8078)