O Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde da Universidade do Minho apresenta até 9 Março um conjunto de actividades em Barcelos, cativando o público para as neurociências e divulgando a sua investigação. A iniciativa tem o tema geral “Tudo o que eu quero saber sobre as doenças do cérebro” e conta com o apoio do Município de Barcelos e da Rede Pequenos Cientistas.
Fonte universitária adiantou que a Biblioteca Municipal de Barcelos acolhe palestras em três sábados consecutivos, sempre às 11h00 e com entrada livre. No dia 27 o neurorradiologista Tiago Gil Oliveira aborda a doença de Alzheimer e, a 5 de Março, a professora Patrícia Maciel reflecte sobre a doença de Machado-Joseph.
Em paralelo, a Escola Secundária de Barcelos acolhe actividades laboratoriais às quartas-feiras, a partir das 14 horas, ligadas aos temas das palestras. No dia 24, a investigadora Fernanda Marques analisa as moléculas inflamatórias em animais com esclerose e, a 2 de Março, volta a usar modelos animais para casos com Alzheimer; já a 9 de Março a investigadora Andreia Castro mostra como o verme ‘c. elegans’, que vive no solo, tem sido decisivo nos avanços para tratar a doença de Machado-Joseph.