O Centro de Estudos Galegos (CEG) e o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho organizam este sábado o Encontro Minho-Galiza, sob o tema ‘Música – linguagem intercultural, de identidade e alteridade’.
A decorrer no auditório de Goián, em Tomiño (Galiza), junto a Vila Nova de Cerveira, esta terceira edição inclui atuações de Pedro Abrunhosa e da cantora galega Sés, além de debates sobre a música popular, tradicional e contemporânea.
A iniciativa vai ser apresentada em conferência de imprensa na quarta-feira, às 16 horas, no auditório do Instituto de Letras e Ciências Humanas, no campus de Gualtar, em Braga. A sessão conta com as intervenções de Pedro Dono, diretor do CEG, Fernando Groba, responsável pelo encontro, Albertino Gonçalves, professor do Instituto de Ciências Sociais, além de Francisco Abrunhosa e Adriana Silvério, ambos alunos do mestrado em Comunicação, Arte e Cultura da UMinho.
As duas primeiras edições do Encontro Minho-Galiza realizaram-se em Braga e Monção, com uma oficina de teatro galego e um programa sobre cinema, respetivamente.
“Este ano, queremos chegar-nos um pouco mais a Norte, já do outro lado do Minho, em Tomiño, onde pretendemos atrair pessoas das duas regiões para participar num debate sobre a significância da música e das palavras que ela transporta para a interculturalidade e para a identidade da língua”, realça a organização.
Luís Moreira (CP 8078)