O IB-S – Instituto de Ciência e Inovação para a Bio-Sustentabilidade da Universidade do Minho vai ser inaugurado esta quarta-feira, pelas 14h30, no campus de Gualtar, em Braga. A Reitoria adiantou que a cerimónia junta o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, o secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, e o reitor António M. Cunha. Os responsáveis vão descerrar uma placa alusiva e visitar as instalações do imóvel.
Os discursos oficiais são pelas 15h30, no auditório A1 do campus. Já o programa científico começa mais cedo, às 10h00, no mesmo local, contando com as intervenções de Mauro Angnoletti (Universidade de Florença, Itália), Guy Woodward (Imperial College London, Reino Unido), Paolo d´Odorico (Universidade de Califórnia Berkeley, EUA) e Vítor Cunha (IB-S UMinho, Portugal). No IB-S estreia-se ainda a exposição “Foto Grafia da Ciência”, com palavras associadas à ciência que foram construídas com material de laboratório.
DOIS EDIFÍCIO ICÒNICOS
A nova unidade de investigação da UMinho custou sete milhões de euros, sendo 5.6 milhões com apoio comunitário (ON.2, QREN e FEDER). A sua valência de Braga acolhe laboratórios para ciências biológicas, biodiversidade, biotecnologia e ecologia, enquanto a valência de Guimarães centra-se nas ciências dos materiais, produção e gestão de energia, sensores, conservação e reabilitação do ambiente construído. Os imóveis são energicamente eficientes e têm aspecto arrojado, respectivamente um cubo de arestas curvas desenhado por António Fontes e um bloco verde “perfurado” por nanotubos de carbono idealizado por Cláudio Vilarinho.
O IB-S quer colocar a ciência ao serviço de um modelo de vida sustentável e com maior qualidade nos ambientes construído e natural. Vai também contribuir para criar spin-offs, promover formação pós-graduada e difundir conhecimento, em conjunto com empresas, autarquias, associações, particulares e unidades científico-tecnológicas. O IB-S é uma parceria entre o Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA) e o Instituto para a Sustentabilidade e Inovação em Estruturas de Engenharia (ISISE), representados respectivamente pelos professores Cândida Lucas e Paulo Lourenço. Tem como director-executivo o professor Tiago Miranda e como presidente do conselho estratégico José Teixeira, do grupo dst.
Luís Moreira (CP 8078