O Encontro Nacional de Estudantes de Física (ENEF 2016) começa esta quinta-feira, às 15 horas, no campus de Gualtar da Universidade do Minho. A organização é da Associação Portuguesa de Estudantes de Física (Physis) e do Núcleo de Estudantes de Física da UMinho, com apoio da Escola de Ciências (ECUM).
Fonte da organização adiantou que o programa inclui palestras, workshops, visitas laboratoriais (como o Centro de Física, o INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia ou o Avepark – Parque de Ciência e Tecnologia das Caldas das Taipas), a par de acções culturais em Braga e Guimarães, actividades nocturnas e um concurso de palestras, cujo vencedor será o representante português na Conferência Internacional de Estudantes de Física (ICPS), que decorre em Agosto em Malta.
Nas palestras destacam-se oradores conceituados como Lars Montelius, director-geral do INL, James Gimzewski, da Universidade da Califórnia (EUA), ou Vladimir Falko, da Universidade de Manchester (Reino Unido), bem como, a nível local, Nuno Peres, director do Centro de Física da UMinho, António Onofre, codirector do LIP-Minho, ou Senentxu Lanceros-Méndez, director do Electroactive Smart Materials Group, que marcam presença na abertura e apresentam os respectivos grupos.
Este evento nacional, que termina no próximo domingo, visa promover o contacto, a troca de ideias e o convívio entre alunos de todas as instituições de ensino superior a frequentarem licenciaturas, mestrados ou doutoramentos em Física, Engenharia Física e áreas afins. É organizado anualmente desde 1999, sendo após Coimbra (2013), Aveiro (2014) e Lisboa (2015) a vez de Braga receber a iniciativa. O site oficial é enef16.nefum.pt.