O auditório do Instituto de Educação da Universidade do Minho recebe nas próximas terça e quarta-feira, a partir das 09h30, a XIX edição das Jornadas de Comunicação, desta vez inserida nas festividades dos 25 anos do curso de Ciências da Comunicação (CC), daí o tema: ‘Os novos 25’.
Esta edição das jornadas é bastante diferente da dos anos anteriores e prima, sobretudo, pela diversidade. Além das típicas palestras com oradores que se destaquem na área, os alunos podem contar com um speed dating, três workshops relativos às três áreas de estudo – Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas e Audiovisual e Multimédia – e ainda um fórum com alunos de Comunicação de outras universidades do país, sendo esta a grande surpresa desta edição. O objetivo é que as Jornadas tenham um caráter mais prático, educativo e interativo, que possibilite o debate e a troca de ideias.
No primeiro dia de manhã realiza-se a palestra, cujo painel é composto por nomes como Carlos Furtado, Pedro Leal ou João Vasconcelos, e de tarde decorre o speed dating com antigos alunos de CC da UM, que estejam de momento a trabalhar no mercado e que possam contar a sua experiência até agora.
Já no segundo dia, a manhã é ocupada com os workshops, lecionados por Mário Augusto, Catarina Loureiro e Alexandre Mendes. A última atividade do dia será o fórum de alunos de Comunicação de várias universidades, que farão uma apresentação de alguns dos seus trabalhos, de forma a mostrar aquilo que de melhor se faz na área a nível universitário.
Edgar Oliver, presidente do Grupo de Alunos de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho (GACCUM), responsável pela organização das Jornadas, revela: “Estamos muito entusiasmados com esta edição das Jornadas, sobretudo com o fórum. É extremamente importante criar oportunidades de interação entre alunos de diferentes universidades, para que estes tenham uma noção do que é feito noutros cursos, possam comparar metodologias e retirar inspiração e vontade de fazer cada vez melhor”.