A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) oferece dois cursos em colaboração com as Universidades parceiras do consórcio UNorte.pt (Porto e Minho): as licenciaturas em Bioengenharia e o Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial. O Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial funciona em colaboração com a Universidade do Minho (UMinho).
Os alunos submetem a sua candidatura à UTAD, onde podem frequentar os dois primeiros anos do curso, e transitam automaticamente para o 3.º ano na UMinho, responsável pelo respectivo diploma.
Este curso é uma das ofertas que tem tido maior procura, atendendo à elevada empregabilidade, dada à estreita ligação com as novas realidades do mundo laboral e industrial. Os futuros diplomados desta área podem desempenhar funções de diversificada gama em empresas industriais, caso da indústria do calçado, têxtil, metalomecânica, automóvel, electrónica, bem como nos serviços (bancos, supermercados, seguradoras, hospitais), quer em PME’s quer em grandes empresas.
O curso de Bioengenharia funciona em colaboração com a Faculdade de Engenharia e o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, da Universidade do Porto.
A maioria dos estudantes que concluírem com sucesso o 2.º ano curricular na UTAD, podem ter transferência directa para o 3.º ano do Mestrado Integrado em Bioengenharia da Universidade do Porto. Este curso apresenta bons horizontes em termos de saídas profissionais, desde a indústria farmacêutica, alimentar, da cosmética ou de valorização de materiais naturais, até aos serviços de saúde, instituições de investigação científica e desenvolvimento tecnológico, entre outras.
Em ambos os cursos a média de entrada nas Universidades do Porto ou do Minho é muito elevada, pelo que estas formações em parceria oferecidas pela UTAD permitem aumentar o número de estudantes em áreas com elevada procura pelas empresas.
FG (CP 1200)