O número de unidades de alojamento local – vulgo ‘hostels’ – a operar na cidade de Braga atingiu as 125, 51 das quais foram registadas já em 2017. Em 2013, eram apenas 11.
António Barroso, o chefe do gabinete da Presidência que tem a seu cargo o setor do turismo, revelou que este crescimento “revela bem” o que se passa no setor, com as diferentes unidades hoteleiras a registarem, no período do verão, um total de 90 por cento de ocupação.
O aumento nota-se, ainda, – frisou – no número de viajantes que demandou o Posto de Turismo – 150 mil no que vai de ano, mais 20% do que no anterior – a maioria deles cidadãos portugueses, mas também vindos de Espanha, França, Brasil, Alemanha, Reino Unido e Itália.
António Barroso acentua que o incremento da atividade é, também, visível no crescimento do autocarro ‘Yellow bus’- que mostra a urbe – , com mais 30 por cento de passageiros, na grande corrida aos santuários do Bom Jesus e do Sameiro e nos pedidos de credenciais de peregrinos que começam na «cidade dos arcebispos» o seu percurso pelo Caminho de Santiago, até Compostela, na Galiza.
Os dados que o município recolheu junto do setor – sublinhou – permitem, ainda, registar que os turistas começam a ficar mais do que um dia na cidade, atraídos pelo seu património edificado e arqueológico do período romano, mas também por via dos eventos de animação realizados na época estival.
“Temos o Theatro Circo e o Generation a funcionar no verão, e ainda vamos ter a Noite Branca, o Festival de Música Tradicional e a Braga Barroca, integrada num festival de artes”, anotou.
O dirigente municipal assinala que o crescimento do setor, que se reflete positivamente no comércio e na restauração, tem sido impulsionado pela presença do Sporting Clube de Braga em competições europeias de futebol, e pela realização de provas como as do Rali de Portugal e da Volta em bicicleta.
Em 2018, e com a conclusão da remodelação do Parque de Exposições, a cidade terá um pavilhão para eventos com 15 mil pessoas e condições acrescidas para acolher grandes congressos.
Luís Moreira (CP 8078)