Explorar diferentes temas e abordagens dos cuidados paliativos. É este o mote da Enciclopédia Luso Brasileira de Cuidados Paliativos, obra editada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) que reúne a visão e trabalhos de várias dezenas de autores de sobre a temática.
Coordenada por Rui Nunes, Francisca Regoe Guilhermina Rego – investigadores da FMUP na área da Bioética –, a obra visa não só estreitar relações entre especialistas do espaço lusófono, mas, também, promover a partilha experiências de diferentes profissionais de saúde.
Entre temas como a ética, o direito ou assuntos de natureza psicológica, profissionais de saúde e gestores são convidados a reflectir sobre o papel dos cuidados paliativos em melhorar a qualidade de vida dos pacientes terminais. Deste modo, através da multidisciplinaridade de temas analisados, a obra pretende criar as ferramentas necessárias para promover o acompanhamento dos doentes e, assim, melhorar o apoio que estes recebem ao longo do processo.
“Na sociedade contemporânea os cuidados paliativos representam diferentes perspectivas de encarar não só a morte, mas também a vida”, explica Rui Nunes, docente da FMUP e coordenador do projecto.
“Os cuidados paliativos são uma abordagem fundamental que, hoje, vão além da oncologia e que são fundamentais no tratamento de doentes cardíacos, neurológicos ou renais. Assim, este manual procura, de forma directa e objectiva, apresentar ideias de vários profissionais das mais diversas áreas, garantindo os valores da ética continuam presentes e actuais”, acrescenta o também presidente da Associação Portuguesa de Bioética.
A Enciclopédia Luso Brasileira de Cuidados Paliativos conta com prefácios assinados por Maria Amélia Ferreira, directora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, e Carlos Vital Tavares Corrêa Lima, presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Comunidade Médica dos Países de Língua Portuguesa (CMLP). A obra pode ser adquirida em livrarias de Portugal ou do Brasil.
Fonte: Mood