A campanha de vacinação contra a covid-19 e gripe arranca esta sexta-feira, mas desde a meia-noite que as autoridades de saúde estão a notificar os utentes com 85 ou mais anos para agendar a vacina.
Recorde-se que são os idosos e mais vulneráveis, que sofrem de várias patologias, que terão prioridade nesta campanha, embora a DGS – Direcção-Geral da Saúde tenha assegurado que há vacinas para todos os elegíveis.
“O objectivo é proteger sempre os mais vulneráveis” na campanha, explicou Rita Sá Machado, em declarações à ‘TSF’.
“Já começaram a ser enviadas as mensagens a dizer que tem uma vacina guardada para si, neste caso duas, vacina contra a covid-19 e contra a gripe e que vai ser contactado. Pode ser contactado já com agendamento através de um SMS ou por via telefónica pelo centro de saúde”, indicou a directora-geral da Saúde.
Numa fase inicial, referiu, serão os mais idosos e vulneráveis a serem contactados, assegurando que mais tarde os utentes com mais de 60 anos serão contactados.
“Esta vacinação decorrerá nos centros de saúde, permitindo agilizar toda a sua logística. A vacinação contra a gripe e contra a covid-19 é recomendada e gratuita para os grupos elegíveis definidos, decorrendo:
nas Unidades de Saúde do SNS:
– para pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, incluindo pessoas com 85 ou mais anos de idade;
– profissionais e utentes/ residentes de ERPI, similares e RNCCI;
– pessoas com patologias de risco; grávidas; profissionais dos serviços de saúde (públicos e privados) e de outros serviços prestadores de cuidados de saúde;
– estudantes em estágio clínico;
– bombeiros envolvidos no transporte de doentes;
– prestadores de cuidados a pessoas dependentes; profissionais de distribuição farmacêutica;
– pessoas em situação de sem-abrigo;
– estabelecimentos prisionais;
nas Farmácias Comunitárias:
– para utentes entre os 60 e os 84 anos e profissionais de saúde das farmácias.
A implementação da Vacinação Sazonal é fruto de um esforço conjunto de várias entidades públicas e privadas, evidenciando a capacidade de colaboração em prol de um objectivo comum: a protecção da nossa população para o próximo Inverno.
Por último, a “DGS apela a todas as pessoas elegíveis que se vacinem, assegurando assim a máxima protecção contra as formas graves destas duas doenças e a mortalidade associada”.
Com TSF e Executive Digest