A pintura “Riscando os Sonhos”, a instalação “Insectos Perdidos” e a pintura “Morfina” receberam, esta quinta-feira, os Grandes Prémios da 6.ª edição da iniciativa Bienal na Escola. Ao todo, foram a concurso 37 trabalhos.
A obra vencedora do primeiro escalão, “Riscando os Sonhos”, foi produzida pelas turmas do 5º D e do 5º E da Escola Monsenhor Elísio Araújo, de Pico de Regalados.
No segundo escalão, foi premiada a instalação “Insectos Perdidos”, produzida pela turma de Vocacional, 9º ano, do curso de Artesanato e Cultura Local.
A pintura “Morfina”, da aluna da Secundária de Vila Verde Nádia Borges, venceu no terceiro escalão.
As três obras que conquistaram Grandes Prémios vão agora ser levadas a concurso na Bienal Internacional de Arte Jovem de Vila Verde, que decorre no próximo ano.
Os 37 trabalhos produzidos no âmbito desta edição da Bienal na Escola estão em exposição na Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela até ao final deste mês de Maio.
Na sessão de abertura da exposição e da entrega de prémios, o presidente da Câmara, António Vilela, mostrou-se muito satisfeito pela quantidade e pela qualidade dos trabalhos apresentados.
“É uma grande satisfação ver que esta Bienal tem crescido ao longo dos anos. Isso é fundamental para valorizarmos o potencial dos nossos jovens, que desta forma podem revelar muitos talentos que se calhar ficariam esquecidos”, vincou.
O autarca destacou também o “acompanhamento fundamental” dado pelos artistas Luis Coquenão e Rafael Cruz Ibarra, que ajudam os alunos neste seu “primeiro contacto com o mundo artístico”.
A sessão abriu com um momento musical dos alunos do 7.º ano da Academia de Música de Vila Verde.
MENÇÕES HONROSAS
1.º ESCALÃO
“Em Suspensão” – Técnica Mista – EB 2,3 de Prado
2.º ESCALÃO
“Leituras Improváveis” – Fotografia – 8º A, B, C e D
“Interpretação de uma noite estrelada” – Técnica Mista – 8º D e 9ºB
“Vibrações Abstratas” – Técnicas Mista – 9º A, B, C e D
“Diálogo Infinito” – Instalação – Ana Beatriz Costa, Érica Fernandes, Francisco Azevedo, Nádia Pereira (EB Monsenhor Elísio Araújo)
3.º ESCALÃO
“Tarde de Primavera” – Desenho – Mariana Brito (EPATV)
“Emojination” – Pintura – Curso Técnico de Multimédia (EPATV)
“Transferência” – Pintura – Paulo Barbosa (Secundária)
“A Cara das Emoções” – Vídeo – Carina Faria e Carolina Cruz (Secundária)
GRANDES PRÉMIOS
1.º ESCALÃO
“Riscando os Sonhos” – Pintura – 5º D e 5ºE (EB Monsenhor Elísio Araújo)
2.º ESCALÃO
“Insectos Perdidos” – Instalação – Vocacional Artesanato e Cultura Local (EB Monsenhor Elísio Araújo)
3.º ESCALÃO
“Morfina” – Pintura – Nádia Borges (Secundária)
Ricardo Reis Costa (CP 10478)