A vacinação começa na próxima segunda-feira. A Administração Regional de Saúde do Norte, seguindo as orientações emanadas pelo Ministério da Saúde e dando cumprimento a uma norma da Direção-Geral da Saúde, iniciou o
processo de distribuição, da primeira tranche de vacinas contra a gripe sazonal, a serem administradas gratuitamente nas Unidades de Saúde da região.
A vacina é gratuita para os cidadãos com idade igual ou superior a 65 anos, para pessoas residentes ou internadas em instituições, para pessoas com algumas patologias definidas e para os bombeiros, sem necessidade de receita médica ou de pagamento de taxa moderadora.
A gripe – sublinha a ARS-Norte – “é uma doença contagiosa que, habitualmente, cura espontaneamente. Contudo, podem ocorrer complicações, particularmente em pessoas com doenças crónicas ou com 65 ou mais anos de idade.
A vacinação é a melhor forma de prevenir essas complicações, sobretudo as mais graves.
A Direção-Geral da Saúde recomenda: vacine-se contra a gripe, preferencialmente, até final do ano. Para além da vacina, recomenda ainda o reforço das medidas preventivas, de que são exemplo a higiene das mãos e a etiqueta respiratória (tossir ou espirrar para um lenço descartável ou para o
antebraço).
Perante sintomas sugestivos de gripe, como tosse, dores de cabeça, febre, mal-estar e dores musculares, deverá ser contactado o Centro de Atendimento do SNS – Linha de Saúde 24 (808 24 24 24) ou a equipa de saúde familiar do Centro de Saúde.
Luís Moreira (CP 8078)