A Câmara Municipal de Valença assinou esta quinta-feira o protocolo ‘Construir Portugal: Nova Estratégia para a Habitação’, no valor de 3,8 milhões de euros, para investir na habitação.
A reabilitação das 25 habitações do Bairro Social de Bogim, em Cerdal, das 19 habitações do Bairro Social de Friestas, das 16 habitações do Bairro Social de São Pedro da Torre, das seis habitações do Bairro Social da Raposeira, em Valença e da transformação / readaptação dos antigos postos do leite de Gondomil e Sanfins, para habitação social, são as intervenções abrangidas por este contrato de financiamento.
“Este é mais um passo importante na reabilitação e qualificação da habitação social no concelho, pretendendo dar resposta às necessidades habitacionais das famílias com menores rendimentos”, referiu Ana Paula Xavier, vice-presidente da Câmara Municipal.
O acto contou, ainda, com a presença do ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida e do ministro das Infra-Estruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz.
O município de Valença é um dos municípios portugueses que assinou estes contratos com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, – IHRU, dando sequência à estratégia definida pela Câmara Municipal para a área da habitação, que além deste contrato tem em execução a requalificação das escolas primárias de Sanfins e Silva, a concurso, quatro fogos na Fortaleza e já realizada a requalificação do Bairro de Passos.