A Antiga Alfândega de Valença é o cenário das ‘Conversas em torno da Gastronomia Valenciana’, uma iniciativa que visa destacar a importância da gastronomia como “elemento identitário e impulsionador do desenvolvimento turístico e económico de Valença e da região”.
Realizado no âmbito dos fins de semana gastronómicos, o evento reúne especialistas, profissionais e organizações do setor, que discutirão o futuro da gastronomia, as melhores práticas da área e as oportunidades do enoturismo.
Tem início às 15h30 com uma sessão de boas-vindas por Ana Paula Xavier, vice-presidente da Câmara Municipal de Valença.
A programação conta com dois painéis. O primeiro painel, ‘Tema I – O futuro da Gastronomia’, começará às 16h00 e terá a participação de representantes do Turismo do Porto e Norte de Portugal e do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Licenciatura de Gastronomia e Vinhos).
Já o segundo, ‘Tema II – Boas Práticas na Gastronomia e Enoturismo’, irá decorrer às 16h45 com as contribuições de Carlos Brandão (da Adriminho), Rafael Oliveira (Kmzero), Inma Lopez Garrido (Restaurante Beldade Tui, reconhecido pelo Guia Michelin), e Ivan Alves, (da página de crítica gastronómica, Papocheio.pt).
José Manuel Carpinteira, presidente da Câmara Municipal de Valença, fará o encerramento da iniciativa às 17h00, seguido de uma degustação de produtos locais pelas 17h15, “oferecendo aos participantes a oportunidade de saborear e conhecer melhor a riqueza gastronómica de Valença e da região.”
‘Conversas em torno da Gastronomia Valenciana’ é uma iniciativa aberta ao público, voltada para profissionais da área, estudantes, empresários e todos aqueles interessados em gastronomia e turismo.