A Câmara Municipal de Valença requalificou os 12 pontos de água, de apoio ao combate aos incêndios, anunciou esta quinta-feira a autarquia.
Em nota, a autarquia afirma que “a preparação e prontidão destes pontos de água é vital para a protecção dos aglomerados populacionais e floresta do concelho dado que são elementos essenciais para o abastecimento dos meios aéreos e terrestres”.
A rede de pontos de água públicos de Valença é constituída por 12 estruturas; quatro em Gondomil; três em Sanfins; um em Boivão; um em Taião; um em Cerdal; um em Ganfei e um em Verdoejo. Esta rede conta, ainda, com o apoio de um ponto de água privado em São Pedro da Torre.
Intervenções de manutenção na estrutura dos tanques, pintura com as tradicionais faixas vermelhas e brancas, desmatação das áreas envolventes e requalificação da sinalética florestal identificativa são algumas das obras que se destacam.
Sete destes pontos estão a ser recuperados no âmbito do projecto ‘Condomínios de Aldeia’ financiado pelo Fundo Ambiental, através do PRR. As demais intervenções foram assumidas pela Câmara Municipal.
Estas intervenções são realizadas em colaboração com os Bombeiros Voluntários, GNR / SEPNA, juntas de freguesia, comissões de baldios e demais agentes locais e regionais.