O secretário-geral Eixo Atlântico, Xoan Mao, revelou, esta quinta-feira, que “estão a ser dados os primeiros passos” para a construção de uma nova ponte entre Valença, em Portugal, e Tui, na Galiza, para servir a linha de alta velocidade.
Segundo o responsável, a nova infraestrutura deverá estar concluída entre 20230 e 2032, estando apenas dependente de uma reunião entre os governos dos dois países que “deverá acontecer depois da Páscoa”.
“A reunião servirá para definir o modelo de gestão. Em cima da mesa estão três opções: a primeira prevê a criação de uma empresa mista, outra que aponta a construção por cada um dos dois países da sua parte da ponte ou, uma terceira opção, mais ágil, que um dos dois países executa a obra e o outro paga metade do investimento”, explicou Xoán Mao, que falava na Câmara de Viana do Castelo durante a apresentação do relatório Infraestruturas Rodoviárias e Ferroviárias na Eurorregião Galiza/Norte de Portugal.
A linha de alta velocidade, entre Lisboa e Vigo, passará por Santa Maria da Feira, pelo Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, Braga, Ponte de Lima e Valença.
Xoan Mao anunciou ainda que está prevista uma “linha-piloto” entre Vigo e Viana do Castelo, que terá paragens em todos os parques empresariais para reduzir o número de automóveis na eurorregião.