Afinal “foi o Governo PSD que retirou das prioridades a Variante à EN101”. Quem o afirma é o PS de Vila Verde, tese sustentada pelo documento para as Infraestruturas de Elevado Valor Acrescentado, orientador plurianual, publicado em Diário da República, 1ª série – N. 162 – 20 de Agosto de 2015, que os socialistas rementem à nossa redacção.
E o PS diz que é tudo uma questão de ‘peso político’ (ou falta dele): “Para infelicidade dos vilaverdenses, a causa de muitas das obras necessárias para o Concelho não estarem realizadas, tem a ver com o facto de o actual presidente da Câmara não ter nenhum peso político a nível nacional, nem sequer dentro do seu partido”.
No extenso comunicado enviado à nossa redacção, o PS refere que Vilela e a maioria PSD tentam “justificar aquilo que tem sido o falhanço do seu mandato. O presidente da Câmara, em plena sessão de celebração do dia do concelho, dia de festa, quando se devia estar a falar das coisas boas do Concelho, resolveu tecer críticas ao governo pelo facto de faltarem muitas infraestruturas básicas em Vila Verde».
Em tom irónico, lá vão dizendo concordar com o presidente da câmara “quando diz que faltam muitas infraestruturas em Vila Verde”.
No pingue-pongue político, com as responsabilidades agora do lado do Governo PSD de Passos Coelho, na altura em fim de prazo, o PS afirma que “na política não vale tudo e neste caso não vale tentar atirar areia para os olhos dos Vilaverdenses. E se esta situação provocada pelo anterior Governo a todos devia unir de forma a conseguirmos que a obra se realize, o Presidente de Câmara, surpreendentemente, opta por uma posição demagógica, sem qualquer atitude construtiva, culpando um governo que está em funções há um ano. A verdade é que António Vilela está na Câmara há 20 anos e não consegue mais esconder o falhanço da sua governação”.
VISITAS A VILA VERDE / OBRAS ‘SOCIALISTAS”’
E, nesta matéria, o PS de Vila Verde assinala as muitas passagens de governantes do Governo de Costa pelo concelho nos últimos tempos: “A verdade é que nestes meses de Governo Socialista já vieram mais membros do governo ao concelho do que em quatro anos de governo PSD. E muitas instituições, empresas e Vilaverdenses já viram vários problemas resolvidos”.
E lá fica o conselho ao ‘comodismo’ do autarca: “Já que o presidente da câmara fica fechado em quatro paredes e não sai do concelho à procura de investimentos para a nossa terra é pena que pelo menos não aproveite a passagem dos membros do governo por Vila Verde para tentar resolver problemas concelhios”.
Com um pequeno desvio à EN 101, o comunicado do PS remete para “aquilo que, em tempos idos, responsáveis políticos socialistas vilaverdenses, conseguiram junto do poder central, com resultados positivos que todos os Vilaverdenses conhecem: variante do Cávado, escola do Pico, Ribeira do Neiva e Moure, Escola Profissional, Central de Alto Rendimento do Clube Náutico de Prado, entre muitas outras”.
PSD POUCO INFLUENTE
Pisando já a faixa contrária (a da direita), o PS de Vila Verde fala da “falácia: O PSD de Vila Verde sempre afirmou que tem muita influência junto do poder central. Mas será caso para perguntar: Que obras de relevo se fizeram em Vila Verde nos tempos da governação social-democrata? António Vilela não conseguiu resolver nenhum dos problemas que agora aponta. São 20 anos a iludir os Vilaverdenses com opções políticas erradas”.
Ao que parece – numa avaliação ‘terra à terra’ do comunicado do PS – Vilela anda por ‘maus caminhos’: “Todos os concelhos vizinhos têm acessos à autoestrada, variantes aos seus centros urbanos, têm parques industriais pujantes, boa cobertura de abastecimento de água, boas redes de saneamento, têm ensino superior, ciclo vias, etc”.
DOCS QUE SUSTENTAM TESE DO PS
Anexo IEVA Agosto 2015, documento orientador plurianual, onde o Governo PSD retira a Variante à EN101 das prioridades (pag 49): https://www.dropbox.com/s/lty8lzupi2ayqs8/Diario%20Republica.pdf?dl=0
Anexo parecer da Infraestruturas de Portugal, emitido em 2016, no seguimento do documento orientador publicado em DR:
https://www.dropbox.com/s/hex2brwnj7a8u99/Infraestruturas%20de%20Portugal.pdf?dl=0
Anexo Estudo de Avaliação da Rede Rodoviária no Alto Minho, datado de Junho de 2011, em que o Governo PS reconhece necessidade da Variante à EN101: https://www.dropbox.com/s/69gaohw8gykqk6g/EARRN_AM_Rel_Prop_Rede_20-06-2011.pdf?dl=0
CMS (CP 3022)