O estado de saúde do papa emérito tem gerado preocupação, depois de um jornal alemão ter avançado que estava gravemente doente.
Bento XVI está gravemente doente e a sua condição é “extremamente frágil”, informava segunda-feira o jornal alemão Passauer Neue Presse.
O papa Emérito, 93 anos, sofre de erisipela no rosto, uma doença infecciosa caracterizada por placas inchadas e avermelhadas, que causa dores intensas, de acordo com um artigo do jornal alemão, que cita o biógrafo Peter Seewald.
“Segundo Seewald, a saúde do papa emérito agora é extremamente frágil”, escrevia o jornal. “O seu pensamento e a sua memória são rápidos, mas a voz é dificilmente audível.”
Seewald reuniu-se com Bento XVI em Roma, no sábado, para apresentar a sua biografia.
“Durante esta reunião, o papa emérito, apesar da doença, estava optimista e disse que, se ganhar forças, poderá voltar a escrever”, acrescentou.
Em Junho, Bento XVI visitou o seu irmão mais velho, Georg, que estava doente, na Alemanha, na sua primeira viagem para fora da Itália desde a sua inesperada renúncia em 2013. Georg Ratzinger faleceu duas semanas depois.
Os dois irmãos, ambos ordenados sacerdotes no mesmo dia, em Junho de 1951, eram muito próximos.
Bento XVI foi o primeiro papa a renunciar em quase 600 anos. Alegou motivos de saúde e desde então leva uma vida monástica num pequeno mosteiro do Vaticano.
Fonte: Executive Digest