A velocidade média dos quatro comboios mais rápidos entre Lisboa e Braga – o Alfapendular- não ultrapassa os 96,2 km/h, abaixo da velocidade comercial definida pela CP, que se situa nos 111,7 km/h, avança esta quinta-feira o Público, a partir de dados da própria transportadora ferroviária.
Os 96,2 km/h é também a velocidade média do ‘Alfa’ que liga a capital a Guimarães, bem distante dos 118,9 km/h de velocidade comercial.
Entende-se “velocidade comercial” num serviço de transporte público como a velocidade média em que se cumpre determinado trajecto, calculada considerando todos os parâmetros específicos inerentes ao próprio serviço (por exemplo: existência de períodos de imobilização nas paragens ou estações; fases de desaceleração impostas pelo tráfego ou na aproximação a paragens ou estações).
Este desfasamento entre a velocidade média real e a definida pela CP na Linha do Norte deve-se, sobretudo, ao atraso da conclusão das obras de modernização, iniciadas em 1997, e que permitiram os ‘rápidos’ atingir os 160 km/h.
Apesar da média se situar abaixo dos 100 km/h nos troços ainda não modernizados, as ligações ferroviárias entre Lisboa-Braga e Lisboa-Guimarães são não mais lentas graças às velocidades superiores atingidas nos torços já intervencionados.
Na Linha do Minho decorrem ainda as obras de modernização, que, concluídas, permitirão que os 130 kms da ligação Porto-Valença se cumpram a uma velocidade de 70,4 km/h..
Já o tempo para cumprir a ligação entre Nine e Viana do Castelo, cuja a electrificação, inaugurada por António Costa em Julho passado e que custou 27 milhões de euros, manteve-se inalterado.
Fernando Gualtieri (CP 1200)