Braga foi a cidade escolhida para o encerramento de um Intra-Rail que juntou 30 jovens que percorreram várias pousadas de juventude do país.
Três dezenas de jovens, após percorreram várias pousadas de juventude terminaram a viagem de Intra- Rail em Braga, uma experiência única de viagem para os 30 participante que passaram cinco dias a explorar Portugal. E solidária: o valor das inscrições, 960 euros, reverteu a favor do Colégio de S. Caetano.
Este Intra-Rail foi, também, uma forma de promover a mobilidade juvenil e a troca de experiências entre os mais jovens, incentivar os valores da solidariedade, promover o território nacional e demonstrar que é possível descobrir e explorar Portugal com poucos recursos financeiros.
A aventura, promovida pela Movijovem e pela CP-Comboios de Portugal, inseriu-se na celebração do 30.º aniversário do Cartão Jovem e começou em Lisboa no passado dia 21 de Março, terminando esta terça semana, em Braga.
Lembrando as vantagens do Cartão Jovem, que proporciona há três décadas um conjunto de benefícios em produtos e serviços a jovens dos 12 aos 30 anos, o presidente da Câmara de Braga considera “notável” a longevidade do produto.
“Este cartão consegue ter uma vitalidade assinalável e é uma referência em políticas da juventude no acesso e apoio a diversos recursos e apoios”, refere o Ricardo Rio, salientando a sua capacidade de se renovar ao longo de 30 anos.
Segundo Rio, um produto como o Intra_Rail é “um incentivo para que os jovens conheçam o seu país”, nesse sentido a autarquia reforçou o compromisso em “participar neste projecto, não apenas como uma estação terminal, mas como uma das valências” a ser utilizadas no futuro.
“No próximo ano Braga vai ter a sua Pousada da Juventude em funcionamento e pronta a receber jovens de todo o país e do mundo, sendo um ponto obrigatório de passagem deste roteiro”, assegura.
Já Ricardo Araújo, presidente da Movijovem, refere que Braga foi uma “óptima escolha” para finalizar este Intra_Rail, uma vez que se trata de uma cidade “reconhecida pelas suas políticas públicas na área da juventude”.
Cartão Jovem
Segundo o responsável, o projecto do Cartão Jovem “continua a ser um produto de interesse para os jovens e tem vindo a registar um aumento de utilizadores”. No ano transacto o cartão registou o maior número de utilizadores dos últimos dez anos, chegando aos 166 mil. “Este é um elemento que nos motiva a encetar um conjunto de iniciativas que visa celebrar a importância deste produto para os jovens”, afirma Ricardo Araújo.
O encerramento do Intra_Rail decorreu edifício GNRation e contou ainda com a presença da vereadora da Juventude do Município de Braga, Sameiro Araújo e de Manuel Barros, director regional do Norte do Instituto Português do Desporto e da Juventude.
FG (CP1200)