O concelho de Viana do Castelo conta com empreitadas num valor global superior a 100 milhões de euros em execução ao longo do ano de 2025, assegurou esta segunda-feira o presidente da Câmara Municipal,
Falando na sessão solene comemorativa dos 177 anos de elevação de Viana a cidade, Luís Nobre referiu que esse montante em investimentos “faze-nos assistir a uma profunda transformação nos domínios do desenvolvimento económico, da habitação, da educação, da saúde, da mobilidade e da segurança”.
“Temos o desafio, mas também a oportunidade, da execução do maior orçamento da história do município na grandeza de 226,3 milhões de euros”, acrescentou o autarca, na sessão que homenageou o ciclista Iúri Leitão.
Na Habitação, serão investidos cerca de 20 milhões de euros. Na nova Via do Vale do Neiva e nova Travessia do Rio Lima o investimento ascende a mais de 33 milhões.
Na Educação, na requalificação das EB’s da Abelheira e Dr. Pedro Barbosa, creches e jardins-de-infância, são mais de 20 milhões de euros.
A reconversão do antigo Matadouro Municipal no futuro Viana STARTS representa um projecto de 6 milhões de euros.
A construção do novo Centro de Saúde de Alvarães, mais de 2,8 milhões, a que se juntam investimentos nos Bairros Comerciais Digitais, novo Mercado Municipal, novo serviço de transportes urbanos, rede de saneamento e abastecimento de água, entre outros.
“Por tudo isto, Viana do Castelo é um concelho seguro para Viver, Investir, Estudar, Visitar, Descobrir e Crescer. Seguro, enquanto conjunto de acções e recursos para proteger algo ou alguém. É a palavra chave que assegurará um real desenvolvimento sustentável e vibrante para a nossa cidade e concelho”, reforçou o autarca.
CIDADÃO DE HONRA
Na sessão foram atribuídos 45 títulos honoríficos a personalidades, instituições e empresas que, nas mais diversas áreas, se destacaram pelos serviços prestados à cidade, ao concelho, ao país e ao mundo através do seu trabalho, arte ou dedicação
Iúri Leitão recebeu o título de Cidadão de Honra pelos notáveis serviços prestados ao Desporto e à divulgação da cidade de Viana do Castelo. O atleta santamartense, recorde-se, em 2024, sagrou-se Campeão Olímpico, conquistando a medalha de ouro para Portugal ao vencer a prova de Madison juntamente com Rui Oliveira, em Ciclismo de Pista, nos Jogos Olímpicos de Paris. Ainda nos Jogos, arrecadou a medalha de prata e o título de Vice-campeão Olímpico depois de disputar a prova de Omnium. Esta foi a 1.ª participação masculina e a 1.ª medalha de sempre de Portugal em ciclismo de pista nos Jogos Olímpicos.