Lanheses, freguesia de Viana do Castelo, formalizou, este sábado, a candidatura a ‘Vila Histórica”, cerimónia que decorreu no Paço de Lanheses.
O evento contou com a presença de diversas entidades, incluindo o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e os deputados Emília Cerqueira (PSD) e José Maria Costa (PS).
A Comissão para a Elevação de Lanheses a Vila Histórica entregou oficialmente a pasta com a documentação da candidatura aos deputados presentes e ao presidente da Câmara Municipal.
O dossier, que reúne provas documentais e fundamentação histórica, foi entregue pelo presidente da Junta de Freguesia de Lanheses, Filipe Rocha, que, por sua vez, recebeu dos parlamentares as iniciativas legislativas já desenvolvidas.
o presidente da Junta destacou que a elevação de Lanheses a Vila Histórica “mais do que uma reparação simbólica, é o reconhecimento legítimo da sua história”, salientando que a distinção contribuirá para “fortalecer a identidade local, preservar o património, impulsionar o turismo e dinamizar a economia”.
Os deputados manifestaram apoio à iniciativa e colocaram-se ao serviço dos lanhesenses, enquanto Lourenço d’Almada, anfitrião da cerimónia, felicitou a Comissão pelo trabalho desenvolvido, reforçando a importância de promover a cidadania para além das questões partidárias.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo congratulou a comunidade local pela iniciativa e reiterou o empenho do município na concretização deste objectivo.