A Tasquinha da Linda, em Viana do Castelo, foi distinguida com o prémio ‘Serviço de Vinhos do Ano’, declarou Nuno Pires, director da Revista de Vinhos.
Realizados desde 1996, ‘Os Melhores do Ano’ são tidos pelo sector como os ‘Óscares do vinho e da gastronomia’ em Portugal. Os ‘Melhores do Ano’ de 2024 estão em destaque na edição de Fevereiro da Revista de Vinhos.
O vinho tinto Pé Franco das Valadas 2020, da região da Anadia (Bairrada), do enólogo Luís Pato, é o vencedor do prémio “Melhor Vinho 2024”, revelou hoje Nuno Pires, director da Revista de Vinhos, no Porto.
O vinho usa 100 % a casta Baga, uma das “mais difíceis de Portugal”, que é produzido em Anadia, a “região mais parecida com a Borgonha francesa”, explicou à Lusa Nuno Pires, à margem da cerimónia de anúncio de entrega dos prémios ‘Os melhores do ano de 2024’, que decorreu no edifício da Alfândega do Porto, com cerca de mil convidados.
RESTAURANTE DO ANO
O restaurante algarvio Ocean, do Vila Vita Parc, em Porches, com duas estrelas Michelin com o chef Hans Neuner, conquistou o prémio ‘Restaurante do Ano 2024’.
“Ele iniciou em 2020 com um menu que partia à descoberta de Portugal, depois outro com ligação às ilhas [da Madeira e dos Açores], outro com a rota da Índia, as memórias do Brasil e o último ano foi uma expedição pela Ásia. Tem feito um trabalho incrível e estou certo de que está bem posicionado para provavelmente termos uma terceira estrela Michelin no Ocean”, estimou Nuno Pires.
CHEF E PRODUTOR DO ANO
Ainda na secção dos restaurantes, a chefe Aurora Goy, 34 anos, de origem francesa com mãe portuguesa da região do Minho e que trabalha no restaurante portuense Apego, venceu na categoria ‘Chef Revelação do Ano’.
O queijo Granja dos Moinhos, o chèvre da Maçussa, elaborado por Adolfo Henriques, permitiu-lhe obter o galardão de ‘Produtor Artesanal do Ano’.
PERSONALIDADE DO ANO
Na categoria de Personalidade do Ano do vinho foi distinguido o enólogo João Nicolau de Almeida, que esteve 40 anos ligado à Casa Ramos Pinto Porto & Douro até arrancar o projecto familiar da Quinta do Monte Xisto, também no Douro.
Na categoria Personalidade do Ano da Gastronomia 2024 o título foi para Manuel Pinheiro, proprietário do restaurante e marisqueira O Gaveto, há 40 anos na cidade piscatória de Matosinhos. Manuel Pinheiro tem sido um “estudioso da cozinha tradicional”, designadamente das “tripas à moda do Porto e da lampreia”, recordou o director da Revista Vinhos.
António Montenegro Fiúza ganhou o prémio “Personalidade do Ano no Brasil” na sequência do apoio prestado à divulgação das empresas portuguesas no mercado brasileiro.
“Tem feito muitas pontes entre Portugal e Brasil, promovendo negócios nas áreas do vinho, da gastronomia e do enoturismo”, referiu Nuno Pires.
O enólogo australiano David Baverstock, actualmente coordenador de enologia do grupo Winestone, foi considerado o “Enólogo do Ano” e o “Enólogo Revelação” distinguido foi Jorge Mata, com os vinhos Ramilo, em Sintra.
Nesta 28ª edição, a Revista Vinhos decidiu homenagear o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, porque “termina a sua carreira autárquica este ano” – cargo que ocupa desde 2013 -, e porque “há 20 anos abriu as portas do Palácio da Bolsa para o evento Essência do Vinho”, justificou Nuno Pires.
Segundo o director da Revista Vinhos, o presidente da Câmara do Porto tem tido nos últimos anos uma “dinâmica muito própria na promoção do vinho e da gastronomia”, com projectos lançados e estratégias que foram concretizadas, como por exemplo no Mercado do Bolhão, em eventos como o Global Kitchen ou o prémio ‘Melhor Destino de Gastronomia emergente’.