A Câmara Municipal de Vieira do Minho adjudicou à empresa ANORTE – Construção e Engenharia, Lda, Paredes, a obra de ‘Requalificação e ampliação do edifício da antiga EB1 de Vieira do Minho para incubadora de empresas’, pelo valor de 1.114 milhões de euros.
O município adiantou que a empreitada adjudicada diz respeito à intervenção e requalificação da antiga escola básica do 1.º ciclo da sede do concelho e à acoplação de uma nova construção anexa de dois pisos e tem em vista a criação de uma incubadora de empresas e o segundo ‘call center da Altice, no concelho, que cria entre 300 a 400 empregos.
Os trabalhos de requalificação e adaptação da EB1 contemplam demolição do interior, colocação de piso técnico novo, tetos em pladur acústico, instalação de rede elétrica, rede de dados e rede telefónica, bem como a instalação de um sistema de AVAC (ventilação, aquecimento e refrigeração do espaço), pintura e criação de salas de formação e reunião.
A intervenção contempla, ainda a acoplação de um edifício novo, construído de raiz em betão armado, com cave, dois pisos e open space.
O novo edifício prevê a construção uma cave subterrânea com 30 lugares de estacionamento e 1100 metros quadrados de área no rés-do-chão. Este edifício vai contemplar a criação de salas de informática, salas de formação, copa de refeições, instalações sanitários para pessoas com mobilidade condicionada, jardim de inverno para fumadores e recepção. No primeiro piso será criada uma ligação com o edifício escolar.
Com este projecto, a Câmara Municipal abre caminho à criação de centenas de postos de trabalho no concelho de Vieira do Minho.
De salientar ainda que a conclusão dos trabalhos está prevista para meados do mês novembro de 2016.
Luís Moreira (CP 8078)