Chegou a vez da Aliança Artesanal apresentar os produtos criados pelas suas bordadeiras. A programação ‘Fevereiro Mês do Romance 2018’ enriqueceu esta quinta-feira, no espaço Namorar Portugal, através da apresentação da nova linha de produtos da cooperativa, essencialmente composta por peças de decoração e algum vestuário, tais como almofadas de diversas formas, molduras e pólos com bordados, onde os motivos dos Lenços dos Namorados estão sempre presentes.
Júlia Fernandes, vereadora da Cultura, afirmou durante a apresentação que o dia “marca o arranque das comemorações dos 30 anos”, destacando “o papel fundamental em toda a produção, pois este é o berço do Namorar Portugal. Sem a Aliança o Namorar Portugal não faria sentido. É aqui que tudo começa e é a partir deste pano branco de linho que se inspiram todos os nossos parceiros”.
A vereadora acrescentou ainda que “é nas mãos das bordadeiras que está isto tudo, a tradição e o perpetuar deste saber fazer”.
Cristina Lopes, uma das bordadeiras da Aliança Artesanal, explicou que a nova linha assenta “essencialmente na decoração. Já há muita coisa, mas faltava um pouco de decoração. Este ano lançamos as almofadas bordadas com motivos dos Lenços dos Namorados. Temos também as molduras e os pólos bordados. No fundo, acaba por ser o completar de um conjunto”.
O presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, António Vilela, começou por dar uma palavra de “reconhecimento e agradecimento por todo o trabalho” às grandes responsáveis pela criação das peças, as bordadeiras, que para além de “preservarem a memória dos antepassados e o património, fazem um trabalho que valoriza a nossa terra, a nossa gente e dinamiza muito o mercado local e nacional”.
O edil encerrou o momento de apresentação dizendo que “é necessário agregar forças e vontades para tornar a marca mais forte. O que se nota na rede é isso. As pessoas procuram agregar forças e não dividir. Os parceiros entenderam e bem que é esta união que faz a força e que nos vai levar longe. Vocês vão ficar de certeza na História por estarem no momento em que os Lenços do Namorar Portugal tiveram a maior projecção de sempre”.
No final houve ainda tempo para um pequeno lanche convívio, com diversos produtos confeccionados por alguns das parceiras da marca “Namorar Portugal”.
Pedro Nuno Sousa