O recandidato do PSD à Câmara de Vila Verde, António Vilela, sublinha que o município tem vindo a criar uma rede de espaços de alojamento turístico de “topo nacional”, seguindo um “plano estruturado de turismo”.
“Às isenções de taxas e licenças, ao apoio técnico e à agilização e acompanhamento técnico integral dos projectos, tem-se juntado uma dinâmica de atracção de novos investidores, com resultados que estão à vista de todos: espaços de excelência disseminados por todo o concelho e cada vez maior procura pelo turismo de natureza e dos sentidos/sensações”, frisa.
Entroncam no apoio ao desenvolvimento de projectos de alojamento turístico, “um bom meio de entrada de capital e valorização da região”.
Como oferta paralela, está a organização de eventos “que trazem forasteiros e projectam o nome do concelho para o exterior, como a Rota das Colheitas, Namorar Portugal, Festa das Colheitas e as próprias Festas Concelhias”, sublinha Vilela.
GASTRONOMIA E TURISMO DE SENSAÇÕES
A gastronomia vilaverdense, “cujo cardápio preenche os requisitos dos mais exigentes comensais”, é outro factor de atracção e valorização do território.
“Traz visitantes e carrega consigo uma importante mais-valia económica, para além de ser complemento indispensável ao desenvolvimento da componente turística”, refere o candidato.
“Completam o cardápio os produtos locais, o artesanato e as aldeias históricas e da saudade”, remata.
VALORIZAÇÃO DAS ZONAS FLUVIAIS E PATRIMÓNIO NATURAL E RELIGIOSO
E aponta projectos âncora que “ajudarão a consolidar estes destinos, a gerar oportunidades e riqueza e, por inerência, a fixar a sua população”.
Dá como exemplo mais recente a construção da Ecovia do Cávado-Homem, uma ligação entre o litoral e o interior do Vale do Homem, pelos rios Cávado e Homem, entre Esposende-Vila Verde-Braga-Amares-Terras de Bouro-Gerês-Espanha.
“Daremos projecção à zona norte, que tem vindo a apostar na componente turística cada vez mais. A biodiversidade existente por terras minhotas, mais concretamente o Gerês, é também um factor de enorme importância para o desenvolvimento da região, pois possui todo um potencial localizado, capaz de satisfazer as exigências e experiências que o turismo comporta”, refere.