“Criar empregos é o nosso grande objetivo. Apoiar jovens empreendedores é um dever”, afirma o candidato do PS à Câmara de Vila Verde, José Morais, que – em nota enviada à nossa redacção – reitera o compromisso de disponibilizar uma verba anual de meio milhão de euros (500 mil euros) para apoiar projetos de criação de empresas por jovens.
O apoio aos jovens para criar empresas é um dos que mais tem sido divulgado, nas sessões de esclarecimento que tem promovido, e visa – de acordo com o candidato – “combater o flagelo do desemprego jovem que afecta, directa ou indirectamente, milhares de famílias vilaverdenses”.
No mesmo domínio, Morais defende que a inserção dos jovens no mercado de trabalho “deve ser uma prioridade do Estado e de todos os municípios. O investimento que se possa fazer no fomento do emprego jovem não se poderá, nunca, comparar com o ‘peso’ dos custos com os milhares de desempregados, entre os quais muitos jovens acabados de formar nas nossas universidades e escolas profissionais”, explica.
Na mesma óptica, diz que “urge inverter o ciclo de fuga de recursos humanos “cada vez mais capazes e instruídos” para o estrangeiro. Investimos tanto na sua formação que é lamentável que, depois, acabem por sair do país, produzindo riqueza noutras regiões que não a sua terra natal. Queremos que os jovens vilaverdenses encontrem as suas oportunidades no nosso Concelho e que possam continuar a viver junto dos seus familiares e amigos”.
E conclui: “esta medida contrasta com a posição do actual executivo que, após 20 anos de governação, não apresenta medidas activas de apoio ao emprego jovem, uma demonstração clara de que estes não fazem parte das suas preocupações politicas. Urge inverter este ciclo político que se limita a negócios ruinosos e centrar a política nas pessoas, devolvendo Vila Verde aos vilaverdenses”.