O candidato do PS à Câmara de Vila Verde, José Morais, visitou esta semana as feiras da Vila de Prado e Vila Verde, para ouvir vilaverdenses e feirantes no sentido de “tomar o pulso” àquela actividade económica.
Apesar de, quer na Vila de Prado, quer em Vila Verde, as feiras ainda apresentarem uma “significativa vitalidade”, Morais mostra-se preocupado com o desaparecimento de outras, históricas, que “correm risco de poderem cair na extinção se nada for feito”.
Por isso, o candidato “quis ouvir clientes e feirantes”, no sentido de perceber “que eventual auxílio poderá a Câmara Municipal prestar para recuperar as feiras que sofreram quebras significativas de afluência e de receitas” e para “manter a vitalidade das duas maiores do concelho”.
De acordo com o candidato, uma das principais preocupações, neste momento, prende-se com “os espaços de venda de produtos frescos”, como sejam os legumes ou o peixe.
Em comunicado, o PS diz que, no entender dos comerciantes, “urge criar um espaço que garanta condições de higiene e salubridade, de preferência coberto”, onde os vendedores, sobretudo de fruta, hortaliça, carne e peixe, “possam exercer mais eficientemente a sua actividade”.
“Concretizando, no caso da venda de peixe, seria importante criar-se bancas próprias para o efeito, com sistema de escoamento próprio para evitar que os resíduos criem espaços de maus cheiros”, exemplificou José Morais.
A terminar, o candidato registou “a simpatia, simplicidade e frontalidade» com que os feirantes e vendedores ambulantes expuseram as suas preocupações e comprometeu-se a “olhar com atenção para os desafios que lhes são colocados na actualidade”.