O candidato do PS à Câmara de Vila Verde, José Morais, defendeu no último sábado, em Prado, que “quanto mais forte estiver a Vila de Prado mais forte será o concelho de Vila Verde”.
O largo da antiga escola do Bom Sucesso recebeu, no sábado, a Festa-Comício da apresentação da lista do PS candidata à Junta de Freguesia da Vila de Prado, encabeçada por Manuel Machado Rodrigues, conhecido entre os pradenses como Manelito.
Morais começou a sua intervenção por sublinhar o “homem sério e de trabalho” que lidera a equipa do partido na Vila de Prado, lembrando aos pradenses que tem sido Manuel Machado Rodrigues “o elo de ligação entre as pessoas e a Junta de Freguesia”.
“Quem mais tem trabalhado pelos pradenses? Quem mais vos tem ouvido e resolvido os vossos problemas do dia-a-dia se não o Manelito?”, questionou o candidato a presidente da Câmara, “esquecendo” o actual autarca pradense, Paulo Gomes, que recentemente se desfilou do PS.
José Morais acredita que a Vila de Prado terá, a partir de 1 de Outubro, “todas as condições para afirmar toda a sua mais-valia e a força das suas gentes”.
“Está mais que na hora – depois de 20 anos de desprezo do atual executivo camarário – do Município perceber a importância de uma Vila de Prado forte. O concelho de Vila Verde sairá e só terá a ganhar com um desenvolvimento sustentado de Prado”, defendeu, lembrando, porém, que “esse desenvolvimento não pode ser feito a duas velocidades”.
No entender de José Morais, há que conferir condições de vida dignas do século XX a todos os pradenses, vivam eles perto do centro urbano da Vila ou nos lugares mais esquecidos pela atual Câmara, casos da Ramalha, Carvalhinhos, entre outros. “Quanto mais forte estiver a Vila de Prado mais forte será o concelho de Vila Verde”, reforçou o candidato.
O socialista sublinhou a importância do seu compromisso prioritário, garantindo canalizar todos os esforços para a «necessidade imperiosa» de levar o saneamento a todos os pradenses, conferindo-lhes também possibilidade de acesso à rede pública de abastecimento de água.
Além de reiterar duas apostas que tem vincado nas últimas semanas, nomeadamente no que respeita à medicação para os idosos e ao estímulo para apoiar projectos de criação de empresas por parte dos jovens, José Morais anunciou que, caso seja eleito, a autarquia comparticipará em 50€ a compra de material escolar por parte dos pais dos alunos de todos os graus de ensino.
Para tal, a única condição prende-se com o facto da compra deste material ter que “ser feito no comércio do concelho de Vila Verde”.
PRIORIDADES DA JUNTA
Tendo em conta os “oito anos de experiência adquirida”, o candidato à Junta afirma que a equipa sabe “perfeitamente o que a Vila de Prado e os pradenses desejam e merecem”.
“Temos sonhos que queremos concretizar para esta maravilhosa Vila, sonhos esses que sabemos que podemos concretizar, com a ajuda de todos e dos pradenses sem excepção. Candidato-me porque chegou a hora de fazer diferente, mais e melhor pela Vila, que tanto amo, e por todo o trabalho que desenvolvi enquanto secretário da Junta, nestes últimos anos”, reforçou.
Manelito sublinhou, depois, as principais medidas constantes do programa eleitoral da sua equipa para Prado, começando pelas de índole social, passando pelas vias rodoviárias e espaços públicos ou pelas festividades e atividades culturais, até abordar as medidas traçadas para o apoio ao associativismo.
“Vamos exigir e trabalhar em estreita colaboração com a Câmara Municipal, com José Morais e restante equipa da vereação, na área do abastecimento de água, na rede de saneamento, nas acessibilidades, no património cultural e de lazer, e também para o excelente recurso natural com que a natureza nos presenteou, que é o nosso maravilhoso Rio Cávado”, frisou.
A terminar comprometeu-se a apresentar “humildade, empenho, dedicação e muito trabalho”, factores que considera fundamentais “para que a Vila de Prado progrida para o patamar que merece”.
O candidato a presidente da Assembleia Municipal de Vila Verde pelo PS, Martinho Gonçalves, recordou as obras concretizadas na Vila de Prado, em tempos de PS no Governo, lembrando os anos em que representou o concelho na Assembleia da República.
“Lembro-me bem das lutas que travámos, todos juntos, pela construção da ponte de Prado, uma obra importantíssima, para o desfecho da qual foi determinante o vosso empenho e união. Desde pequeno, apesar de ter nascido em frente à igreja de Vila Verde, que me lembro de sentir e admirar este vosso orgulho pradense”, comentou.