“Vila Verde tem assistido, nos últimos anos, a um grande investimento em recintos desportivos muito diversificados, cerca de 6 milhões de euros, que permite uma cobertura de excelência em todo o concelho”, afirma o candidato do PSD à Câmara Municipal de Vila Verde, António Vilela. “De resto, Vila Verde está entre os concelhos nacionais que dispõe de maior rácio em equipamentos para a prática desportiva”, sublinha.
A requalificação das estruturas de apoio destes equipamentos, a valorização dos equipamentos existentes e a construção de duas piscinas públicas ao ar livre, como é o caso da de Ribeira do Neiva e a de Vila Verde, permitem que “a conjugação destes espaços, com o grande investimento que foi feito, resulta numa melhor qualidade de vida para as pessoas e para o desenvolvimento do território”, diz, acrescentando que “o aproveitamento dos fundos comunitários, graças à boa organização e estruturação dos investimentos, permitiu dar um salto qualitativo substancial nos últimos quatro anos”
“No último mandato, foram ainda construídos dois pavilhões gimnodesportivos municipais, um no Vade e outro em Cervães, instalados perto de uma dezena de relvados sintéticos dispersos por todo o concelho”, aponta.
A propósito, vinca que a construção destes dois pavilhões gimnodesportivos municipais teve um “impacto dinamizador muito forte” nas comunidades locais. “Recordo que, quer no Vade, quer em Cervães, as actividades multiplicaram-se, permitindo o aparecimento de novas modalidades, como o Hóquei em Patins e a Patinagem Artística em Cervães”, vinca o candidato.
“Para além do forte impacto social e da promoção de actividade física regular, o reflexo é bastante positivo na qualidade de vida das populações”, remata.
Acerca ainda da aposta realizada, tendo em conta a diversidade desportiva e as condições necessárias, o candidato refere “também os recintos cobertos, como é o caso dos vários pavilhões que existem distribuídos pelo concelho, permitem que todos aqueles que querem praticar desporto, seja ele qual seja, o possam fazer em condições de grande qualidade”.
INFRAESTRUTURAS DE APOIO E CONVÍVIO
A propósito das requalificações e melhoramentos, mais propriamente em campos de futebol e polidesportivos, o candidato do PSD à Câmara afirma que “a requalificação de uma boa parte dos campos de futebol de onze dotou-os de condições excelentes, quer em termos de infraestruturas de apoio, como é o caso dos balneários, quer em termos de outro tipo de infraestruturas, como os bares, que ajudam os clubes”.
Acrescenta ainda que “a requalificação dos campos de futebol de sete e campos de futebol de cinco, com relvados sintéticos e distribuídos por todo o território, asseguram uma grande qualidade em termos de prática desportiva, explanando assim que estes recintos passam a estar dotados de condições ao nível dos melhores”.
Acerca da utilização destes equipamentos, António Vilela realça que “estes pavilhões têm outro efeito. Lá são organizados eventos associados a áreas culturais e iniciativas de valorização de produtos locais”, remetendo para a abrangência destes complexos, que não servem somente para a prática desportiva.
“A conjugação destes espaços com o grande investimento que foi feito, só poderia resultar numa melhor qualidade de vida para as pessoas e para o desenvolvimento do território”, conclui Vilela.