A Biblioteca de Prado – Comendador Sousa Lima foi inaugurada esta terça-feira, no espaço da antiga escola do Bom Sucesso, no centro da vila de Prado.
A sessão iniciou com o habitual descerrar da placa, seguindo-se a bênção por parte do pároco da freguesia e um momento musical, a cargo dos alunos da Escola de Música da Junta de Freguesia da Vila de Prado.
Já no átrio, um momento de poesia voltou a animar a sessão, com a participação de alguns alunos do Agrupamento de Escolas local.
Chegado o momento dos discursos de inauguração, as primeiras palavras couberam a Albano Bastos, Presidente de Junta de Freguesia da Vila de Prado, que considerou uma justa homenagem “a associação e preservação da memória do comendador a este legado cultural e educacional”, realçando que o “espaço não será só um de consulta mas também de discussão e de debate”.
A vereadora da Educação do município, Júlia Fernandes, destacou que o “investimento feito” nestes espaços “tem um retorno objectivo, efeitos positivos no desenvolvimento local. É uma aposta no desenvolvimento do nosso concelho”.
Júlia Fernandes acrescentou ainda que neste novo espaço “se encontra a informação local e o conhecimento universal, que contribuem para a identidade cultural e inclusão social, tendo como missão a promoção da cultura e da criatividade, da informação e do conhecimento, da educação informal e da ocupação dos tempos livres”, vincou.
Em representação da família Sousa Lima esteve Nuno Campilho, que começou por agradecer “a gentileza de terem convidado a família para a inauguração da biblioteca”.
Nuno Campilho revelou, também, que nas palavras do antigo comendador este havia posto uma condição para este o edifício hoje inaugurado como biblioteca, “ou isto será para uma instituição ou nem sequer será…”.
O discurso de encerramento ficou a cargo de António Vilela, presidente da Câmara Municipal, que salientou a “a importância desta instituição para valorizar a actividade cultural do concelho, que agora conta com uma rede de estruturas capazes de melhorar a vida dos cidadãos”.
O final da cerimónia contou com novo momento musical, proporcionado pela Escola de Música da Junta de Freguesia da Vila de Prado e ainda um Porto de honra.
Pedro Nuno Sousa