O homem, de 46 anos, detido esta madrugada por assalto ao multibanco de Cabanelas estava em liberdade condicional, depois de ter cumprido uma pena de seis anos por tráfico de droga, disse aos jornalistas o capitão Adelino Silva, comandante do Destacamento Territorial da GNR de Braga.
Os outros dois elementos, que estão em fuga, pertencem ao ‘Gangue das Picaretas’, um conhecido grupo referenciado por vários assaltos no Norte, nomeadamente a caixas de transporte de valores. São os três naturais de Felgueiras.
Segundo o comandante do Destacamento Territorial da GNR de Braga, pode haver mais indivíduos envolvidos na tentativa de assalto ao multibanco instalado na sede da Junta de Cabanelas, uma vez que existia uma segunda viatura da qual as autoridades não conseguiram «recuperar nenhum elemento».
O assalto acabou por não se concretizar, porque os suspeitos foram interrompidos, por volta das 3h40, pela presença de uma patrulha da GNR de Prado, que realizava uma missão de policiamento de proximidade. Não conseguiram chegar ao cofre, apesar de terem danificado a caixa ATM, com o recurso a maçaricos, depois de terem forçado a porta da cave para entrar no edifício.
Segundo fonte da Guarda, durante o patrulhamento, os militares depararam-se com duas viaturas paradas e com as luzes ligadas em frente à nova sede da Junta de Cabanelas. No exterior, estavam dois homens com um ferro e uma botija de oxigénio comprimido nas mãos. Os dois suspeitos entraram num dos carros, onde se encontrava um terceiro elemento, colocando-se em fuga em direcção a Braga, perseguidos pela patrulha.
Durante o trajecto, os suspeitos arremessaram contra a viatura da GNR vários objectos que seriam usados no assalto, chegando mesmo a provocar uma colisão entre as duas viaturas, junto ao Estádio Municipal de Braga. Retomaram o sentido de Vila Verde e acabaram por se despistar na Lage, perto das 4h00, continuando a fuga a pé. O condutor, de 46 anos, foi detido pela GNR. Os outros dois, ambos na casa dos 30 anos, conseguiram escapar.
As duas viaturas, tanto a da GNR como a dos suspeitos, um Mercedes azul, propriedade de um dos elementos do trio, estão no posto da GNR de Prado. Foram ainda apreendidos diversos objectos utilizados, destacando-se uma botija de oxigénio comprimido, um desencarcerado hidráulico, vários ferros vulgo “pés-de-cabra”, uma viatura e diversas ferramentas.
O detido vai ser presente ao Tribunal Judicial de Vila Verde, às 14h00.
Ricardo Reis Costa (TP 2298)